segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Eparrei! Santa Bárbara abre ciclo de festas populares da Bahia

Imagem histórica de Santa Bárbara deixa a Igreja do Rosário (azul) e é levada em procissão (Fotos: Bruno Concha/Secom)

Começa hoje, 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico, o ciclo de festas religiosas e populares da Bahia, conhecidas historicamente como Festas de Largo. Até o Carnaval, que cai na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2018, serão seis festas tradicionais e de rua em bairros de Salvador como Pelourinho, Comércio (Cidade Baixa), Rio Vermelho, Itapuã e a mais famosa de todas, Bonfim.

Para ter acesso ao Calendário Oficial do Verão de Salvador, que contará com mais de 40 atrações, entre festas privadas, ensaios, réveillon, festivais, shows e lavagens, clique aqui.

As outras festas do ciclo são: Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia (8 de dezembro, no bairro do Comércio - Cidade baixa); Santa Luzia (13 de dezembro, também no bairro do Comércio - Cidade Baixa); Lavagem do Bonfim (11 de janeiro, na Cidade Baixa); Lavagem de Itapuã (1º de fevereiro) e a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro, no Rio Vermelho).

Durante a procissão é possível ver alguns monumentos históricos de Salvador como o Palácio Thomé de Souza (1986)


História. A Festa de Santa Bárbara no Centro de Salvador acontece desde 1641, quando foi construído o Morgado de Santa Bárbara, um ambiente composto por propriedades e capela ao pé da Ladeira da Montanha. Nesse local, foi instalado o Mercado de Santa Bárbara, onde os comerciantes prestavam cultos à santa. Um incêndio destruiu o que restava do morgado, e a imagem de Santa Bárbara, que ficava em uma capelinha própria, foi transferida para a Igreja do Corpo Santo, no Comércio. Na década de 80, a estátua foi deslocada para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. (Fonte: Secom Salvador)

Fiéis colorem as ruas de vermelho e seguem pela Ladeira da Praça para o quartel do Corpo de Bombeiros


Como a maioria dos eventos do ciclo, à exceção da festa de Iemanjá que é iminentemente ligada ao Povo de Santo, a Festa de Santa Bárbara tem vertente Católica e do Candomblé. Pelo sincretismo religioso, Santa Bárbara é associada ao orixá Iansã cuja saudação é "Eparrei!" e a cor, o vermelho. O efeito plástico no Centro Histórico é muito bonito, predominando nas vestes das pessoas e nos enfeites a cor do orixá, juntamente com o branco. Em suas casas, alguns devotos costumam oferecer caruru. O acarajé é tradicionalmente a comida oferecida a Iansã.

A festa conta com missa campal, saindo a imagem sacra de Santa Bárbara da Igreja do Rosário dos Pretos, onde fica guardada durante todo o ano. Após a celebração, baianas distribuem acarajé e os fieis seguem em procissão pelo Centro Histórico passando pelas ruas do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça Municipal e desce a Ladeira da Praça em direção á sede do Corpo de Bombeiros de Salvador, do qual a santa é a padroeira. No quartel, os bombeiros homenageiam a santa acionando as sirenes dos veículos. A volta ao Pelourinho se dá pela Baixa dos sapateiros (Avenida JJ Seabra).


Nenhum comentário: