quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Visite o Pelourinho acompanhando os personagens de Jorge Amado

Cenas dos livros de Jorge Amado transportadas para as ruas de pedra do Pelourinho (Fotos: Anderson Moreira/Div)


Caros turistas que são fãs da literatura de Jorge Amado (1912-2001), não é segredo pra ninguém que as ruas do Pelourinho e seus moradores serviram de inspiração para o escritor. Ele próprio teve residência ali por um tempo. E é lá que hoje funciona a sede da Fundação que leva seu nome.

Pois a boa dica para a visita ao Centro Histórico ficar mais interessante é acompanhar os passos dos personagens em cenas baseadas na obra do artista, percorrendo as vielas e largos do Centro Histórico de Salvador.

Na Cantina da Lua, uma das paradas das cenas, os visitantes farão parte das cenas de Jorge Amado


Isto pode ser feito a partir desta sexta-feira, 10, todas as sextas-feiras, a partir das 19 horas, até o final do ano, no Circuito Jorge Amado. Entre as cenas escolhidas nos romances, estão previstas as de Gabriela se banhando do orin de Yemanjá em plena Rua das Laranjeiras; o funeral festivo de Quincas Berro D´Água; e a descoberta pelo personagem Massu de que ele será o Compadre de Ogum.


Como atração do projeto Pelourinho Dia e Noite, da Prefeitura de Salvador, a apresentação tem roteiro e direção de Edvard Passos, músicas originais de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, e elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições.

O circuito começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus."

Localizada no Largo do Pelourinho, a Fundação casa de Jorge Amado, instalada em um casarão histórico de cor azul, abriga o acervo, originais, documentos, objetos e fotos de Jorge Amado e de sua esposa, a também escritora Zélia Gattai, e pode ser visitada durante o dia. Às quartas-feiras, a entrada é franca.

O circuito será acompanhado por música e por uma companhia de dança partindo da frente da Fundação CJA


Serão seis cenas baseadas nos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro Água” (1961), “Gabriela Cravo e Canela” (1953), “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1966), "Tenda dos Milagres" (1969) e “O Compadre de Ogum” (publicado em 1964 como parte da obra "Os Pastores da Noite"). Confira abaixo...

As cenas :

Cena 01 – Largo do Pelourinho – Fundação Casa de Jorge Amado – saída do velório de Quincas Berro D´Água.
Cena 02 – Rua Gregório de Matos, Largo da barbearia – tango de Quitéria - Quando Quitéria faz um escândalo por ver Quincas, seu grande amor, ainda vivo.
Cena 03 – Encruzilhada na sede do Olodum – morte de Vadinho - Dona Flor chora a morte de seu primeiro e endiabrado marido
Cena 04 – Encruzilhada da R. das Laranjeiras com a R. Gregório de Matos – Gabriela se banhando - Gabriela, recém chegada em Ilhéus, depois de uma longa caminhada, banha-se ao som do orin de Yemanjá.
Cena 05 – Cruzeiro de São Francisco – Terreiro de Pai Guiminha – Quando Massu descobre que será o compadre de Ogum.
Cena 06 – Terreiro de Jesus – Cabaré do Zazá, Cantina da Lua – Confraternização dos personagens.


Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Edvard Passos
Produção: Danilo Cairo
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Músicas Originais: Gerônimo Santana
Coreografias: Denys Silva
Cenário e Figurino: Zuarte Júnior
Assistente de Direção: Queila Queiroz
Assistente de Produção: Genário Neto
Assistente de Cenografia: Fred Alvin
Assistente de Figurino: Guilherme Hunder
Preparação de Elenco: Alexandre Casali
Elenco: Ana Tereza, Daniel Farias, Danilo Cairo, Evaldo Macarrão, Evelin Buchegger, Fernando Neves, Janaína Mello, Maloca, Mariana Borges e Talis Castro.
Músicos: Adailson Rodrigues (Dadá), Anderson Capacete, Dudu Reis, Henrique Moura, Matheus Cruz e Romilson Reis.
Cia de Dança Tradições – Bailarinos: Rose Gentil, Ingrid Bispo, Mill Dias, Victor Kabod, Lisa Gouveia, Monalisa Azevedo, Rei Freitas, Antonio, Wesley Guimarães e Vigia.

Nenhum comentário: