quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Nesta sexta-feira começam as festas de Verão em Salvador e turista já pode se programar com o calendário oficial lançado esta semana



A festa "Alavontê de Santa Bárbara", no anfiteatro da nova Orla de Itapuã, abre oficialmente o Calendário de Verão de Salvador nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Já o calendário oficial de festas Populares da Bahia, as famosas e históricas "festas de largo", começa com a festa de Santa Bárbara, na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, no Largo do Pelourinho, com missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e procissão pelo Centro Histórico de Salvador.

Igreja do Rosário dos Pretos onde começa a festa de Santa Bárbara abrindo oficialmente o calendário de festas populares


Ao todo, a capital baiana 43 festas até o Carnaval, que em 2018 acontece de 7 (abertura oficial) a 13 de fevereiro (Terça-feira Gorda). O tema deste ano é "Salvador, meu Carnaval". Do calendário de festas populares tradicionais, além de Santa Bárbara, estão programadas a de Nossa Senhora da Conceição da Praia (8 de dezembro, no bairro do Comércio - Cidade baixa); Santa Luzia (13 de dezembro, também no bairro do Comércio - Cidade Baixa); Lavagem do Bonfim (11 de janeiro, na Cidade Baixa); Lavagem de Itapuã (1º de fevereiro) e a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro, no Rio Vermelho).




No calendário oficial não consta, mas lembramos uma festa muito bonita com procissão marítima entre o bairro do Comércio (começa com procissão terrestre), a Barra e a Península de Itapagipe (Cidade Baixa), pelas águas da Baía de Todos os Santos. Trata-se dos festejos a Bom Jesus dos Navegantes, que tradicionalmente acontece todo dia 1º de janeiro, saindo da Igreja da Conceição da Praia, navegando até a Barra e levando de volta a imagem do Bom Jesus para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Já a chegada do Ano Novo será comemorada com o Festival Virada Salvador, de 28 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018. A novidade é a nova localização das comemorações, que foram tiradas do bairro do Comércio e serão realizadas na orla da Boca do Rio, na área do antigo aeroclube de Salvador. A área, que já abrigou um shopping center, será ocupada por um dos dois novos centros de convenções da capital baiana.



Estão programados shows de Gilberto Gil,  Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Aviões, Wesley Safadão e Solange Almeida, entre outros.

"Esperamos ao menos 800 mil visitantes apenas no Carnaval. Desse total, 15% deverão ser de estrangeiros. Para o Carnaval, deveremos ter um aumento da ocupação dos leitos disponíveis, em comparação à festa deste ano, de 22%. Também teremos uma ocupação recorde da hotelaria no Réveillon, que decidimos mudar novamente para a orla, na região da Boca do Rio. E o aumento da ocupação deve chegar a 30%", afirmou o prefeito ACM Neto, ao fazer o lançamento do calendário de festas em São Paulo esta semana. Em Salvador, o lançamento será na próxima segunda-feira, 4.

Acompanhado de secretários municipais, prefeito de Salvador lança o calendário oficial de festas em São Paulo


A expectativa também é a de uma ocupação hoteleira média, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, de 70%, sendo 100% no Réveillon e na festa de Momo. A cidade deverá receber no período de Verão, de acordo com a Prefeitura, 2,4 milhões de turistas, um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, movimentando R$3,9 bilhões na economia, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Do total de visitantes esperados para o Verão 2017/2018, 85% corresponde à demanda interna e os 15% restantes serão preenchidos pela chegada de estrangeiros. Dos brasileiros, 57% devem vir do interior da Bahia e 43% de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Dos turistas vindos de fora do país, a maioria vem da Argentina, Alemanha, EUA, França e Chile.

No Festival da Virada, a previsão de público é de 500 mil pessoas por dia e de 700 mil na noite de 31 de dezembro, avalia a Prefeitura de Salvador.

Nenhum comentário: