segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Chegaram! Franceses vencem a regata transatlântica Jacques Vabre


Os franceses cumpriram a antiga rota do café pelo Oceano Atlântico em 7 dias e já estão curtindo as delícias de Salvador

Os velejadores franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, no Sodebo Ultim', classe Ultim, venceram, na manhã desta segunda-feira, 13,  regata Transat Jacques Vabre. Eles cruzaram a linha de chegada, na Baía de Todos os Santos, às 7h59 (8h59 no horário de Brasília), informou nesta manhã a Prefeitura de Salvador, que apoia o evento através da Secretaria de Cultura e Turismo. Os velejadores partiram de La Havre, na França, no último dia 5.



Prefeito de Salvador ACM Neto e autoridades recebem os vencedores da TJV (Foto: Max Haack/Secom Salvador)

Os campeões cumpriram o percurso de La Havre, na França, até a capital baiana em 7 dias, 22 horas e sete minutos, e refazendo a antiga “Rota do Café” pelo Oceano Atlântico em direção ao Brasil. Eles fizeram uma média de 22,92 nós e mais de mil km percorridos por dia. Com isso, torna-se uma marca histórica da competição – dois dias e duas horas mais rápido do que o barco Groupama, que realizou o mesmo percurso em direção à capital baiana em 2007.

Iniciada em 1993 e com apoio da fábrica de café Jacques Vabre, a regata voltou a Salvador após 10 anos. Antes, ela teve como ponto final a Baía de Todos os Santos em 2001, 2003, 2005 e 2007.


Embarcações de boas vindas escoltaram os campeões desde a entrada na baía (Fotos: Bruno Concha/Secom Salvador)

Agora, para turistas, moradores de Salvador, competidores e familiares, resta curtir a cidade e as atrações programadas para a Vila da Regata, nas proximidades do mercado Modelo, na Cidade Baixa (bairro do Comércio), onde acontecerão shows e manifestações culturais, além da boa gastronomia até o dia 24. O espaço funciona das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 22h, nos sábados e domingos. A entrada é grátis.

Os shows musicais começam a partir das 19h. Além do show de abertura com a Banda Mameto, já realizado, o público vai conferir shows da Confraria da Música (nesta segunda, 13), instrumental com Saxofone (dias 14 e 20), Dan Miranda (dia 15), Funk Machine com Adelmo Casé (dia 16), Márcia Short (dia 17), Alexandre Leão (dia 18), Magary Lord (dia 19), Filhos de Jorge (dia 21), La Playa (dia 22), Carla Cristina (dia 23) e Gerônimo (dia 24).

Prefeito ACM Neto (direita) e vice Bruno Reis


O evento contou com as presenças do prefeito ACM Neto; dos secretários de Turismo de Salvador e da Bahia, Cláudio Tinoco e José Alves, respectivamente; do secretário de Esportes da cidade francesa de Le Havre, Sébastien Tasserie, e do diretor da competição, Francis Le Goff, entre outras autoridades.

Na oportunidade, o prefeito ACM Neto,instalou o Comitê Náutico de Salvador, criado pelo Decreto Municipal 28.231/2016, com o objetivo de organizar, promover e apoiar o desenvolvimento da economia náutica na cidade, tendo como foco a expansão do turismo e das demais atividades econômicas relacionadas com a náutica. (Com informações e fotos da Secom Salvador).

Nenhum comentário: