quinta-feira, 5 de maio de 2016

Daniela Mercury dará nome à arena do Réveillon de Salvador

Vista da agora Arena Daniela Mercury durante o Réveillon 2015/2016


A Praça Cairu - palco do Réveillon de Salvador - será conhecida como Arena Daniela Mercury durante as festas de fim de ano na capital baiana, quando ali acontece uma semana de shows em comemoração ao Ano Novo. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 5, pelo prefeito ACM Neto, e põe fim à polêmica sobre a troca do nome de um dos circuitos do Carnaval da capital baiana, que deixaria de ser Dodô (criador do Trio Elétrico), por indicação dos vereadores da cidade, para homenagear a Rainha da Axé Music. A indicação da troca foi feita pela Câmara de Vereadores, em projeto de Vânia Galvão (PT), mas rejeitada por unanimidade pelo Conselho Municipal do Carnaval, a quem cabia a decisão final.


Com o fim da polêmica o circuito Barra-Ondina continua com o nome de um dos criadores do trio elétrico - Antônio Adolfo Nascimento, o Dodô. O outro criador do trio, Osmar Macedo, dá seu nome ao circuito carnavalesco do centro da cidade, entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves, passando pela Avenida 7 de Setembro.

Ao batizar o já consolidado espaço do Réveillon de Salvador com o nome de Daniela Mercury, o prefeito levou em conta o pioneirismo da cantora ao realizar o projeto Pôr do Som, com shows abertos ao público na capital baiana no dia 1º de janeiro, o que acontece há 17 anos.

Daniela Mercury foi a pioneira do Projeto Por do Som todo dia 1º de janeiro


"Salvador possui uma grandeza suficiente para homenagear todos os artistas que simbolizam a terra", contemporizou o prefeito.  “Vamos prestar uma homenagem muito justa à cantora Daniela Mercury, com todo o carinho e respeito que ela merece e como reconhecimento à importância das mulheres na cultura, na música e na arte baiana, além do reconhecimento da história de Daniela e ao que ela representa para a cidade”, salientou.

A polêmica da mudança do nome do circuito Barra-Ondina começou com a indicação da vereadora Vânia Galvão (PT) que alegou, entre outras coisas, que não havia, até então, na maior festa popular da Bahia nenhuma referência às mulheres - além dos circuitos Dodô (Barra-Ondina), osmar (Campo Grande-Avenida), há ainda o Circuito Batatinha (Centro Histórico), Riachão (Garcia), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), além da Passarela Nelson maleiro (Capo Grande). A indicação foi aprovada na Câmara de Vereadores, mas  a mudança só poderia ocorrer com a aprovação do Conselho Municipal do Carnaval, Comcar, que rejeitou a mudança em reunião realizada na última terça-feira, 3. (Fotos: Agecom/Prefeitura de Salvador)

Nenhum comentário: