quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Adeus ano velho: feliz ano novo!


Igreja do Bonfim 2015 (Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia)
(por Silvia Maria Nascimento, jornalista e blogueira de turismo)

Último dia de 2015, ainda estamos aqui e amanhã, 1º de janeiro de 2016, completaremos quatro anos blogando sobre Salvador da Bahia! Quando começamos, lá atrás, em 1º de janeiro de 2012, a meta era um post por dia, e um dia de cada vez, falando alguma coisa sobre a capital baiana. Afinal, é uma das cidades mais cobiçadas por turistas, a primeira capital do Brasil, dona de um Centro Histórico de mais de 300 anos, um litoral de 55 km de praias, sol e calor (não o ano inteiro, mas na grande maioria dos dias de um ano inteiro), cheia de referências históricas, culturais e artísticas.

Primeira foto de capa do blog: Porto da Barra no início do inverno de 2007

Claro que superei a expectativa, escrevi demais, escrevi de menos, ultrapassei em muito os 365 posts que esperava fazer. Andei mais pelo Centro Histórico e redescobri a minha cidade. Voltei a fazer o que mais sei: ser repórter.


Praia do Farol da Barra em outubro de 2015

Uma vez me disseram que o nome do blog estava errado: Salvador não é passeio para apenas um dia. Sei que não. Mas o nome do blog está certo: tudo tem seu tempo; as coisas devem ser saboreadas aos pedaços, e não engolidas de vez. Um dia de cada vez, disse John Lennon em uma de suas canções, é tudo o que precisamos. Um dia de cada vez, ensinam os sábios de todos os credos.

Para curtir a fanpage clique aqui!


Em 2015, algumas mudanças no nosso modo de trabalhar: enfatizamos a nossa principal rede social: a fanpage do facebook (www.facebook.com/salvadoremumdia). Em 2016, estareremos com todo o gás no blog principal, com mais passeios e mais fotos, e continuaremos com as notícias sobre o turismo- porque bem informar é preciso.

Espero que continuemos juntos, que você continue vindo aqui todo dia, para checar se tem novidade. Por enquanto, voltemos ao começo. Tudo começou assim...

Primeira foto do blog: não mudou muito, apenas temos mais fitinhas


Nosso primeiro post 2012: O que é que o Bonfim tem...

"Se vai à Igreja do Bonfim tem que ter fitinha para amarrar no pulso, no gradil do adro, na bolsa, na mala de viagem ou, simplesmente, tê-la na mão, levada pelo vento ou pelo movimento enquanto caminha em direção ao templo fazendo pedidos, agradecendo ou curioso pra ver como é lá dentro. Suba a colina sagrada, de preferência cantando baixinho o hino, que tão bem foi interpretado por Caetano, Bethânia e melhor ainda pelo povo baiano em suas procissões..."

E começamos bem, cumprindo a meta. Olha o que dissemos em 31 de dezembro de 2012: 

"Que tal de ônibus?": nosso buzu deixa a rua Chile em direção à orla de Salvador


E fomos embora, escrevendo, informando, fotografando e noticiando o turismo em Salvador e o leitor gostando tanto que já nos primeiros posts elegeu o seu favorito,, que continua até hoje o mais acessado no blog: "Que tal de ônibus", sobre um passeio em um ônibus de linha convencional que passa por alguns dos principais pontos turísticos de Salvador. Pode ler com tranquilidade, porque o ônibus ainda circula e o post tem algumas informações interessantes sobre estes locais. A diferença de lá pra cá, é que alguns trechos da orla (Itapuã, Piatã, Boca do Rio, Jardim de Alah, Rio Vermelho e Ondina) passaram por obras de requalificação e estão mais bonitos!


Em 2013, mais um post campeão de leitura. Discutimos no post se Salvador realmente era a cidade mais antiga do Brasil. Polêmica, porque há cidades brasileiras que começaram como povoados ou vilas e que reivindicam para si este título. No post citamos uma das correntes que afirmam ser Salvador a mais antiga porque quando foi fundada, já o foi como cidade. O governador geral Tomé de Souza veio de Portugal, em 1549, com o regimento (documento do Rei) de fundação e as plantas da cidade. Nos comentários, os leitores opinam e argumentam, mas o melhor é você ler e tirar suas próprias conclusões...

"Salvador é a cidade mais antiga do Brasil"



Maquete da Bahia (mandada fazer pela Setur em 2012)


No ano de 2014, quando o brasileiro mais viajou, segundo estudo do MTur/FGV, dois destaque chamaram a atenção dos nossos leitores: a  festa da lavagem do Bonfim ganhou status de patrimônio imaterial brasileiro (aqui) e finalmente saiu do papel a Casa do Rio Vermelho, que transformou a residência do escritor Jorge Amado e de sua mulher, a escritora Zélia Gattai, em museu memorial, que deu acesso ao público ao local onde os Amados viveram!


Estátua de Jorge e Zélia: "Casa do Rio Vermelho será transformada em memorial"



"Nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, completamos nosso terceiro ano no ar. Salvador em um dia é um blog de turismo, de alguém que mora na capital baiana e tenta olhar a própria cidade com olhos de viajante para proporcionar aos leitores uma viagem, em pedaços, pela primeira capital do Brasil."


Atual foto de capa do blog: Porto da Barra em meados do inverno de 2007

Nossas fotos de capa dizem muito sobre o que aconteceu conosco já no primeiro ano de existência. A primeira mostra o Porto da Barra em tonalidades esmaecidas pelo início do Inverno de 2007. Ela também poe ser vista como ilustração do post em que o principal site e blog de viagem do Brasil recomenda o Salvador em um dia como blog da capital baiana: "Ontem, 2 de fevereiro, recebi a indicação do Salvador em um dia na #Viajosfera do jornalista e turista profissional, Riq Freire. Quem viaja sabe que o VnV é referência na rede para informações, dicas e respostas sobre diversos lugares do mundo. Como deve ter milhagem, esse viajante!!! Os blogueiros e blogueiras de turismo sabem da importância das suas indicações. Por isso, hoje, uma pausa para me fazer de baiana exibida, e...

Leia o post do Riq Freire/Viaje na viagem aqui e saiba mais aqui

A nossa atual foto de capa já mostra o Porto da Barra ensolarado e brilhante, com um sol maravilhoso, com um detalhe a se destacar: foi feita no mesmo Inverno de 2007, só que pouco mais de duas semanas depois da primeira foto. Assim foi nosso blog e assim é Salvador: começa de mansinho, mas faz sol e brilha o ano inteiro. ;)

(Veja as nossa primeiras galerias no flickr clicando aqui e aqui. Nos siga no twitter. Vem aí Instagram e Yutube: aguarde!)

Que venha 2016!!!

Nenhum comentário: