sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Muito prazer, me chamo Diaurum e moro no zoo de Salvador

A oncinha macho foi batizada através do voto popular (Foto: Ascom/Inema)

Há quem não goste ou aprove, mas um passeio ao jardim zoológico é um ótimo exercício para adultos e crianças aprenderem a amar e respeitar a natureza, além de ser um excelente programa para curtir em família. Salvador possui um dos zoos mais antigos do país - começou a ser formado no século XIX - e está com novidade neste fim de semana.

Diaurum, nome de origem indígena que significa onça preta e poderosa, é como será chamado, a partir de hoje, o mais novo morador do Jardim Zoológico de Salvador. Ele nasceu no dia 15 de agosto e é o primeiro exemplar macho da espécie nascido no parque soteropolitano nos últimos dez anos. Ele já pode ser visitado.

O nome foi escolhido por voto direto, com a participação de seis mil "eleitores", através do site do zoo. O vencedor recebeu 41% dos votos, contra Zumbi dos Palmares em segundo com 37% e Osório, em terceiro, com 20%. Até agora ninguém explicou porque o nome Osório estava entre os concorrentes.


O zoo tem 250 mil m² de área verde e três mil metros de pista para caminhada

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Jardim Zoológico de Salvador) foi inaugurado no ano de 1958, no bairro de Ondina. Seu vizinho mais ilustre é o Governador do Estado, cuja residência - o Palácio de Ondina - é vizinha ao zoo.

Possui uma área verde de aproximadamente 250 mil metros quadrados, incluindo remanescentes da Mata Atlântica, cuja flora e fauna podem ser apreciadas em um passeios pelos três mil metros de pista de caminhada.

Ambiente dos felinos, novo lar de Diaurum

Estão sob os cuidados do parque 1.629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras. Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural, informa o site do zoo.

Desde 2007 o Zoo dá prioridade á conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro, informa o coordenador do Parque, Gerson Norberto. “A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, afirma.

(Fotos: Ascom/Inema e Zoo de Salvador)

A onça-preta ou onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas, é o predador mais majestoso da fauna brasileira, com sua pelagem amarela com manchas pretas em forma de rosetas, ou no caso das melânicas, pelagem totalmente preta com rosetas aparentes quando expostos ao sol, uma camuflagem perfeita que os torna praticamente invisíveis na mata. Os machos dessa espécie chegam a pesar 150 quilos, enquanto as fêmeas chegam a 90 quilos.

Serviço
O quê: Parque Zoobotânico de Salvador
Onde: Alto de Ondina s/nº, Ondina. Telefones: (71) 3116-7954 / (71) 3116-7953
Quando: aberto de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h
Quanto: entrada gratuita

Como chegar ao Zoo (clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: