terça-feira, 15 de setembro de 2015

Passeio Público recebe visita guiada de estudantes de Salvador

Passeio Público tendo ao fundo o Palácio da Aclamação (Dimus/Div)


Parece que finalmente as autoridades voltaram o olhar para um dos mais bonitos jardins da capital baiana: o Passeio Público. Localizado atrás do Palácio da Aclamação, no centro antigo de Salvador, bairro do Campo Grande, o espaço, que está sendo restaurado, recebe nesta terça-feira, 15, um grupo de estudantes da rede pública de ensino.

A visita guiada dos alunos do Centro de Educação Magalhães Neto acontece a partir das 9h30. A primeira turma conta com cerca de 15 alunos. Na próxima sexta-feira, 18, é a vez da segunda turma, desta vez de 30 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Ypiranga, com passeio agendado para o turno da tarde.


Entrada do Passeio Público (Silvianasci/salvadoremumdia)


O objetivo é apresentar "a história e o patrimônio, conscientizar os jovens e adultos sobre a importância da preservação dos espaços públicos" e faz parte do projeto Visitas Guiadas da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) - unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), informa a Dimus.

O que os alunos vão ver também está à disposição do turista que visita a cidade. Se você estiver hospedado na região e gosta de arte e natureza, reserve parte de uma tarde para conhecer o jardim. Aproveite para assistir a algum espetáculo em cartaz no teatro Vila Velha, que está instalado no local. Ele possui obras de valor arquitetônico-paisagístico e urbanístico. Além dos elementos artísticos, como estátuas, há a contemplação da vista para a Baía de Todos os Santos e espécies de flora.


Fachada do Aclamação voltada para o Passeio Público (Ipac/Divulgação)


Depois do abandono,  espaço começa a ser restaurado (Dimus/Div)

Considerado um museu a céu aberto, o jardim foi implantado em 1810 e a Dimus informa que o conjunto está passando por obras de restauração. A proposta do Governo do Estado através do IPAC, é fazer o local voltar a ser frequentado pelos moradores da cidade e, consequentemente, pelos visitantes também.

É o que esperamos que aconteça, já que por muito tempo o Passeio Público, apesar de localizado bem próximo ao antigo Palácio de Governo e de um batalhão da Polícia Militar, tornou-se inseguro para a frequência da população.

Cronologia do Passeio Público

Obelisco de 1815 quando ainda fazia parte do acervo do Passeio Público


1810 - Passeio Público é inaugurado pelo 8º Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito, então governador da Bahia (1810 – 1918) em terreno adquirido em 1803. Torna-se espaço de lazer e festas populares.

1815 - Inauguração do obelisco de forma piramidal, em mármore português, comemorativo da passagem do Príncipe Regente (Dom João VI) e da família real portuguesa por Salvador em 1808.

1859 - Em comemoração à visita do Imperador do Brasil Dom Pedro II são plantadas as palmeiras imperiais. Na mesma época, é construído o coreto onde se apresentavam as bandas militares nas noites de sexta-feira e nas tardes de domingo.

Palácio de Governo, atras do qual está o jardim, e obelisco já na nova praça


1913 - Transfere do obelisco para a Praça da Aclamação. A construção da residência oficial dos governadores reduziu o espaço físico do Passeio Público, ficando separado da Praça da Aclamação por um muro divisório, decorado com bustos femininos.


Palácio da Aclamação, ponto de referência do Passeio Público  (Ipac/Divulgação)


1990 - Em uma iniciativa que teve o apoio da primeira-dama à época, Dona Solange Coelho, o local recebe tratamento e nova reforma. Na época, o Palácio da Aclamação foi reaberto como Museu-Residência (hoje é fechado ao público). Os bens artísticos foram catalogados e registrados, inclusive o “acervo verde” – identificação botânica de todas as espécies vegetais, com a colocação de placas para identificar as 55 árvores ali existentes (15 espécies diferentes entre nativas e exóticas), todas seculares e grande parte plantada antes mesmo da inauguração da área, em 1810.

Nenhum comentário: