sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"9ª Primavera de Museus" celebra o índio e a nova estação


Esculturas de Rodin no Palacete das Artes (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)


A estação das flores (que oficialmente vai de 23 de setembro a 21 de dezembro) será comemorada em Salvador com uma semana de atividades gratuitas nos principais museus da cidade, entre os dias 21 (próxima segunda-feira) e 27 de setembro (domingo). Com o tema nacional Museus e Memórias Indígenas e coordenado Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), na Bahia pela Dimus/Ipac, o evento acontecerá também em casas museais de todo o país.

Analise a programação com bastante atenção porque tem muita coisa boa para ver, ouvir, fazer e aprender. Desde já adianto, mas leia até o fim para saber os locais: além de palestras sobre o tema central (cultura indígena), vai ter show de humor (stand up comedy), exibição de filmes (longa-metragens), apresentação ao ar livre da Orquestra de Câmara Neojiba com 30 músicos, oficina e exposição de fotografia, oficinas de pintura em azulejos, de desenho e de cultivo de orquídeas, feira para troca e doação de livros, além, claro dos acervos dos museus.

Em Salvador, as exposições e atividades culturais acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Abelardo Rodrigues, Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Palacete das Artes, além do LabDIMUS (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura). Fora da capital, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, a 170 quilômetros de distância, também integra a programação.


Passeio Público: além da flora, participa com espetáculo da orquestra Neojiba

Uma novidade é a inclusão do museu a céu aberto Passeio Público de Salvador, por sua importância arquitetônico-paisagística e urbanística, e por conter elementos artísticos como estátuas, informa a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), que coordena a ação na capital baiana.

O Passeio Público, por sinal, é a estrela do encerramento da festa. No domingo, 27, será entregue a primeira etapa dos serviços de conservação preventiva no local, com o lançamento do Programa de Educação Patrimonial, do Projeto de Sinalização Histórica e Botânica e a campanha #MusEuCuido.

“Como está contíguo ao Palácio da Aclamação, prédio administrado e tombado pelo Ipac, assumimos o desafio de melhorar a manutenção do local, para entregá-lo de volta à população e permitir o uso de projetos educativos, artísticos e de lazer”, explica João Carlos, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Palácio da Aclamação: já foi museu-residência. Torcemos para que seja reaberto


A proposta do Ipac (que o blog Salvador Em Um Dia apoia e aplaude) é "fazer a população parceira no combate aos atos de vandalismo no local, como acontece em Ouro Preto, Minas Gerais, onde os moradores coíbem vândalos que tentam destruir ou pichar monumentos, fiscalizando e chamando a polícia".

Ufa, bastante coisa pra fazer! Então continue aqui e leia a programação, veja as fotos dos museus participantes (clique nos nomes de cada um para saber mais sobre sua história e acervo), escolha uma ou mais atividades e bom passeio! (Com informações da Dimus/Ipac. Fotos: Silvianasci/Salvador em um dia e Dimus/Ipac)

Serviço
(Clique no título de cada museu para saber mais sobre seus acervos e história)

Entrada do Passeio Público da Bahia (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Endereço: Avenida 7 de Setembro, Campo Grande
Visitação: o jardim localizado ao lado do Palácio da Aclamação é aberto diariamente. Entrada gratuita.
Programação Primavera dos Museus
Dia 27 (domingo)
Lançamento do Programa de Educação Patrimonial para o Passeio Público
Lançamento do Projeto de Sinalização Histórica e Botânica do Passeio Público
Apresentação do Coral do IPAC
Apresentação especial da Orquestra de Câmara da Neojibá (30 integrantes)

Museu de Arte da Bahia (Foto: Lázaro Menezes/Divulgação)


Endereço: Avenida Sete de Setembro 2340, Corredor da Vitória, Salvador (BA)
Visitação: de terça a sexta-feira das 13h às 19 e aos sábados e domingos das 14h às 19h
Entrada: grátis
Programação primavera dos Museus
22 a 30/09 - Exposição "Povos Indígenas, Floresta Cultural, Mercantilismo, Selvageria oculta”.

22/09 (terça-feira) - 15h: Mesa Redonda "Patxohâ, Língua de Guerreiro".

23/09 (quarta-feira) - 15h: Mesa Redonda - Temas: Povos indígenas, políticas afirmativas e universidade: perspectiva e desafios. História e culturas indígenas na escola: museu e ação cultural. Palestrantes: Marcos Messeder e Sidélia Teixeira.

24/09 (quinta-feira) - 15h: Palestra - Tema: Relato de experiência com a aplicação do sistema agroflorestal biodiverso em áreas de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Palestrante: Eduardo A. M. Guimarães.

25/09 (sexta-feira) - 15h: Mesa Redonda - Temas: Iconografia Indígena. Povos indígenas, bricolagens museológicas e lições da Floresta Cultural. Palestrantes: Claudio L. Pereira e Francisco A. M. Guimarães.

Museu de Arte Moderna (Robson Mendes/Divulgação)


Endereço: terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Entrada: grátis
Visitação: Avenida Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: (71) 3117-6139
Programação primavera dos Museus
24/09 (sexta-feira) a 08 de novembro – 13h: Exposição “Academia da Crise: Para Cada Problema, uma Solução?”. Uma ocupação no Casarão do MAM-BA, discutindo aspectos e soluções possíveis para todo tipo de crise, por meio de mostra de obras e documentação do acervo, debates, exibição de filmes e oficinas, envolvendo diferentes agentes da sociedade.

Solar do Ferrão (Foto: Lázaro Menezes/divulgação)


Endereço: Rua Gregório de Matos, 45 - Pelourinho, Salvador (BA)/ (71) 3116- 6743
Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Entrada: grátis.
Programação Primavera dos Museus
22/09 (terça-feira) – 14h: Palestra e Tocata sobre a musicalidade indígena: “A dança, o instrumento e a música”. Atividade será conduzida por Emília Biancardi e contará com participação da Orquestra Museofônica. Público-alvo: alunos da Escola de Dança da FUNCEB.

24 a 27/09 (sexta a domingo) – Mostra educativa “Um olhar sobre os esquecidos – tributo ao índio brasileiro”. Exposição fotográfica resultante da oficina de fotografia digital inspirada na observação e construção de imagens tendo como ponto central alguns instrumentos indígenas que são utilizados pela Orquestra Museofônica. A oficina foi ministrada pelas fotógrafas Ana Luiza Abreu e Ana Carolina Sant´Anna.

23/09 (quarta-feira) – 9h e 14h: Palestra e Tocata sobre a musicalidade indígena: “Eu e você, tocando maracás”. Atividade será conduzida por Emília Biancardi. Com a Orquestra Museofônica. Público-alvo: estudantes de educação fundamental da Escola Municipal Casa da Providência.

24/09 (quinta-feira) – 14h: Palestra “Breves reflexões sobre o índio brasileiro” com a museóloga Osvaldina Cezar, coordenadora do Centro Cultural Solar Ferrão. Seguida da apresentação “O som dos esquecidos - Orquestra Museofônica com máscaras indígenas que tocam”, com regência da etnomusicóloga Emília Biancardi.

Museu Abelardo Rodrigues (Genilson Coutinho/Divulgação)


Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho – Salvador (BA) / (71) 3117-6440
Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Programação Primavera dos Museus
25/09 (sexta-feira) – 17h: Roda de Conversa: “Catecismo e inculturação indígena: Persistência e Memória”. Atividade será conduzida pelos palestrantes Maria Hilda Paraíso (UFBA), Cláudio Pereira (Diretor do Museu Arqueológico da UFBA) e Antônio Passos (UFBA).

Museu Tempostal


Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador (BA) / (71) 3117-6383
Visitação: terça a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Programação primavera dos Museus
21/09 (segunda-feira) – 12h: Abertura da exposição fotográfica “Tava Lá no Mato...”.

21/09 – 14h: Oficina de Desenho de Observação. Com um olhar voltado ao Centro Histórico, seu patrimônio arquitetônico e humano, o artista plástico Eduardo Bahia trabalhará a capacidade de observação de forma, luz e volumes a partir de um modelo real para desenvolver a percepção visual dos alunos.

22/09 (terça-feira) – 15h: Palestra: “Os indígenas do Nordeste”. Atividade será conduzida pelo palestrante Cláudio Pereira (Diretor do Museu Arqueológico da UFBA).

23/09 (quarta-feira) – 13h: Oficina de Pinhole. A oficina busca ensinar o conteúdo teórico para a construção das câmeras pinhole – que resultam de um processo artesanal no qual se dispensa a utilização de lentes.

24/09 (quarta-feira) – 13h: Oficina de Introdução à fotografia: “Cores do Pelourinho”, que tem por objetivo apresentar conceitos básicos de linguagem e composição fotográfica. Não é necessário possuir câmera profissional.

25/09 (sexta-feira) – 16h: Lançamento do Boletim Nº09 MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia)/UFBA.

26/09 (sábado) – 16h: Stand Up Comedy realizado por Mateus Buente traz temática indígena.


Museu Udo Knoff


Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho - Salvador (BA) / (71) 3117-6389
Visitação:  terça a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Programação primavera dos Museus
22/09 (terça-feira) – 9h30 e 14h: Oficina de Pintura em azulejos com motivos indígenas. Será exibido um vídeo para apresentar a pintura indígena em diversos suportes, incluindo a cerâmica, bem como seus significados e grafismos. Em seguida, discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira. Os presentes criarão composições nos azulejos inspirados nos motivos indígenas.

24/09 (quinta-feira) – 9h30: Oficina de Jardim suspenso. Será exibido um vídeo para apresentar a pintura indígena em diversos suportes, incluindo a cerâmica, bem como, seus significados e grafismos. Discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira e criação de composições nos vasilhames de argila inspirados nos motivos indígenas.

25/09 (sexta-feira) – 13h: Palestra – Produção "artística" indígena contemporânea: funções, significados e outras atribuições tribais.  O palestrante Marivaldo Bentes da Silva (Professor de História da Arte e Artes Indígenas na EBA/UFBA) vai desenvolver uma  apresentação sobre a cosmologia de diversos povos indígenas, que influencia a produção e dá significados aos grafismos utilizados pela etnia. Os presentes vão elaborar uma composição decorativa em pratos de cerâmica inspirados nos grafismos indígenas.

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho, Salvador (BA) / (71) 3116-6714
Programação primavera dos Museus
21/09 (segunda-feira) – 9h: Teatro de Sombras com apresentação da lenda indígena “A Lenda de Uirapuru”.

21/09 (segunda-feira) – 13h20: Cine LabDimus, com exibição do filme “Xingu” e bate-papo.

22/09 (terça-feira) – 14h: Oficina de Criação de Mandalas com a utilização de estampas baseadas nas pinturas corporais e cerâmica indígenas, a partir da reutilização de CDs.

Palacete das Artes participa com exibição de filmes, orquídeas, livros e musica

Endereço:  terça à sexta, das 13 às 19h; sábado, domingo e feriados, das 14 às 19h
Entrada: gratuita
Visitação: Rua da Graça, 284, Graça - Tel: (71) 3117-6987
Programação primavera dos Museus
22/09 (terça-feira) – 15h: Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) convida o público para conferir, gratuitamente, a apresentação da camerata Quadro Solar.

22/09 – 17h: Cinema no Palacete – exibição do filme “Como era gostoso o meu Francês”

24/09 (quinta-feira) – 17h: Cinema no Palacete – exibição do filme “Xingu”.

25 a 27/09 (sexta a domingo) – 20h: Espetáculo teatral “Ave de Areia”.

25 a 27/09 (sexta a domingo) – 10h às 19h: No jardim, acontece a sétima edição da tradicional feira de Orquídeas, com oficinas gratuitas sobre cultivo das flores, apresentadas pelo mestre João Frigo. Durante a feira, no dia 26/09, o projeto Trocando Palavras convida o público apaixonado por orquídeas para também trocar obras literárias, além de doar livros ao museu, das 14h às 18h.

Parque Histórico Castro Alves (Lázaro Menezes/Divulgação)


Endereço: Praça Castro Alves, nº 106, Centro - Cabaceiras do Paraguaçu (BA) / Tel.: (75) 3681-1102
Visitação:  terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados, das 9h às 14h.
Programação primavera dos Museus
21 e 22/09 (terça e quarta-feira)- Das 10h às 12h e das 15h às 17h: Oficina de Xilogravura inspirada no tema da Primavera dos Museus - “Museus e Memórias indígenas” (Parceria com a Fundação Hasen Bahia).

21 a 25/09 (terça a sexta-feira) – 10h e 15h: Sopa de Letras incentivando a prática da leitura através da contação da história:  Tainá, Estrela Amante – Mitos dos Índios Karajá, seguida de atividade para colorir fantoches de palito.

21 a 27/09 – 9h às 12h e 14h às 17h: Visita monitorada com ênfase nos jardins do parque.

22/09 (terça-feira) – 14h e 19h: Oficina de tiaras de ninfas, a fim de comemorar a chegada da Primavera e desenvolver as habilidades artísticas com os jovens da comunidade.

22/09 – 19h: Sarau no Parque com muita poesia, dança e música. A cantora Priscila Sales receberá músicos das Cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

23/09 (quarta-feira) – 15h: Apresentação da Cia de Teatro Cecéu com a peça "A Família na Feira". Texto e direção Marineide Menezes.

25/09 (sexta-feira) – 9h às 12h e 14h às 17h: Exposição do resultado da Oficina de Xilogravura em parceria com a Fundação Hansen Bahia.

25/09 – 13h: Apresentação do “Boinho de Painho” - Representação do Boi Bumbá, apresentada por jovens da comunidade.

Nenhum comentário: