sábado, 22 de agosto de 2015

Finalmente assinadas ordens para obras em fortes da Barra

Porto da Barra com o forte de S. Diogo no outro extremo (Max Haack/Agecom

Demorou (o anúncio da nova destinação foi feito em setembro de 2014 - leia aqui), mas aconteceu: a ordem de serviço para a recuperação dos fortes de Santa Maria e de São Diogo, na Barra, foram finalmente assinadas. Para quem ainda não sabe (não sabe porque não quer, porque vivo citando isto aqui), o Forte de Santa Maria é este que usamos na foto de apresentação do blog.

O prazo dado pela Prefeitura de Salvador para que possamos entrar e visitar os fortes é março de 2016, quando os dois equipamentos culturais estarão completamente reformados e abrigando exposições permanentes, do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger e do artista plástico argentino Carybé.

A Fundação Pierre Verger e o Instituto Carybé vão se ocupar de selecionar o acervo dos dois espaços culturais, enquanto correm as obras de requalificação. Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, as instituições foram representadas por Dione Baradel e Solange Bernabó.

Clique e leia também

Para mais informações sobre este post: Obras de Caybé e Verger ganham museus

Para cobrar da Prefeitura com um "cadê a recuperação prometida?": Forte do Mar será recuperado e reaberto 

Ou continue neste post e saiba mais sobre as obras...
Forte de Santa Maria (Fotos: Max Haack/Agecom)


Anotem e cobrem. De acordo com a Prefeitura de Salvador, o investimento na recuperação dos fortes e implantação dos espaços culturais será de R$2,5 milhões, com as intervenções sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

O secretário de Cultura e Turismo Érico Mendonça informou que a previsão é de que sejam abertos à visitação pública a partir de março do próximo ano. Após as obras de restauração, os fortes passam a ser administrados pela Fundação Pierre Verger, com a responsabilidade de manutenção e coordenação das exposições, mantidas a partir de recursos captados através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC).




A exposição que tratará da vida e obra do fotógrafo francês será instalada no Forte de Santa Maria. Já a arte de Carybé estará exposta no Forte de São Diogo. De acordo com os projetos, as novas estruturas contarão com elevadores e pequenos cafés. Para ter acesso aos fortes e dar início às obras a Prefeitura contou com cessão dos espaços junto ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), para o São Diogo, e o Exército Brasileiro (Santa Maria).

O prefeito ACM Neto afirmou que a Prefeitura está recuperando o tempo perdio pela falta de investimentos no patrimônio histórico e na cultura nos últimos anos. Com isso, afirmou, a capital praticamente mandou os turistas para outros destinos. “Eles desembarcavam em Salvador e acabavam indo para o Litoral Norte". Investimentos na revitalização de toda a orla e o desenvolvimento de novos produtos culturais são as estratégias vem usando para reverter esta situação.



O general, o forte e o prefeito: Santa Maria (abrigará obras de Verger)!

Já o general Artur Costa Moura, da VI Região Militar, destacou a importância da abertura do acervo de monumentos que foram importantes para a defesa de Salvador no passado, e a possibilidade do acesso da população aos fortes. “Fortalecer a cultura é importante para todos nós. Um país que tem história é um país forte. Morei próximo daqui até os 18 anos e sempre que frequentava o Porto da Barra, olhava o Forte São Diogo, mas nunca tive oportunidade de entrar e conhecer a história. Fico muito feliz em ver que a população poderá conhecer a história militar e a história de dois artistas da terra nos equipamentos”, destacou. (Com informações e fotos da Agecom)



Nenhum comentário: