quarta-feira, 4 de março de 2015

Cidades baianas com nomes de mulher mostram seus atrativos

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Artesanato típico da Feira dos Caxixis, em Nazaré (Foto: Tatiana Azevixe/Setur)


(Silvia Maria Nascimento/salvadoremumdia)

Vem aí o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher (clique aqui para saber porquê). Em comemoração à data, o Ministério do Turismo (MTur) fez uma campanha no ano de 2013 (aqui e aqui) através das redes sociais e mapeou municípios turísticos brasileiros com nomes de mulheres. A Bahia não poderia ficar fora da lista e o blog Salvador em um dia foi pesquisar os atrativos das cidades baianas com nomes femininos. Nelas, os turistas encontram cultura, história, aventura, esportes radicais, festivais de música e arte, festas juninas, artesanato típico e roteiro gastronômico.

Um dos destaques é Nazaré das Farinhas que sedia a famosa Feira dos Caxixis e seu variado artesanato em cerâmica. Este ano a feira acontece de 2 a 5 de abril, durante o feriado da Semana Santa. Outra cidade em destaque é Vitória da Conquista, famosa pelo Festival de Inverno da Bahia e o gostoso clima frio.  O festival acontece, este ano, de 28 a 30 de agosto. Há opções, também, de municípios que realizam festas de tradição junina e, claro, aqueles com muita praia e sol.

Conheça as cidades turísticas com nomes femininos na Bahia.

Antes, clique aqui e confira também as atrações de Salvador em bairros com nomes de mulher! Bom passeio!

Praia da Penha em Vera Cruz (Foto: Jota Freitas/arquivo/Setur)

Vera Cruz – A cidade ocupa 87% de Itaparica, a maior ilha marítima do Brasil, na Baía de Todos-os-Santos. É do município o primeiro resort instalado no Brasil, o Club Méd (antes conhecido como Mediterranée), inaugurado em 1979. A natureza é o principal atrativo em seus 40 quilômetros de praias. Há trilhas na restinga de Mata Atlântica e cenários deslumbrantes para a prática de esportes náuticos e paraquedismo. A culinária mescla o tempero herdado da África com matéria-prima nativa, na forma de moquecas e ensopados de ostra, chumbinho, aratu, siri, caranguejo, sarnambi, polvo, lula, camarão, lagosta e peixe. Fica a 278 km de Salvador.


Estátua do Cristo, atração de Nazaré das Farinhas (Foto: Tatiana Azevixe/Setur)

Nazaré - Uma das mais conhecidas cidades do Recôncavo Baiano, Nazaré das Farinhas é conhecida nacionalmente pela Feira dos Caxixis, realizada durante a Semana Santa. A feira reúne objetos de cerâmica de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe. Durante a feira, acontecem shows e encenações teatrais. Fica a 239 km de Salvador.


Salinas da Margarida (Foto: Tatiana Azeviche/Setur)

Salinas da Margarida – A cidade recebeu o nome graças à extração de sal em terras de uma senhora chamada Margarida. Mariscos e camarões são abundantes na região, sendo a mariscada o prato típico da culinária local. A cidade é famosa pelo artesanato com conchas e búzios. Fica a 280 km de Salvador.


Natureza da reserva florestal de Vitória da Conquista (Rita Barreto/Bahiatursa)

Vitória da Conquista - A terceira maior cidade do estado (depois de Salvador e Feira de Santana) é conhecida nacionalmente pelo Festival de Inverno da Bahia, realizado em agosto. O Cristo Crucificado da Serra do Piripiri (1983), do escultor Mário Cravo Jr, é uma das atrações. A escultura, de 15 metros de altura, tem as feições do homem sertanejo. No Parque da Serra do Piripiri, peregrinos criaram o Caminho de Santiago do Piripiri. Fica a 518 km de Salvador, mas é servida por voos a partir da capital baiana.

Araci – Com uma forte tradição de artesanato à base de trançados e fibras, tem como atrações a Cachoeira do Inferno, o Poço Grande, o Pesqueiro Fárias, o Rio da Roda, a Ilha do Amor (situada em Pedra Alta) e o Rio Itapicuru. Está a 211 km de Salvador.

Conceição do Almeida – A cidade foi uma das “musas” do poeta Castro Alves, no hino “Sultana das Flores".  Se a visita acontecer em junho, o forte do turismo local são as festividades do São João da Bahia. Muita comida típica, licor, bolos, canjicas e frutas da época. As ruas são enfeitadas com bonecos, bandeirolas e outros temas juninos, há quadrilhas e muito forró-pé-de serra. Está a 173 km de Salvador.

Gloria - Terra de gastronomia farta e típica, a base do acarajé, abará, buchada de bode e galinha guisada, doces de mamão com coco, caju ou melancia com amendoim. Tem fortes festejos no São João. Outro atrativo é a prática ritual indígena, o Toré (dança que celebra a amizade e o sentimento de grupo e nação). Fica a 461 km de Salvador.

Jacobina – É a rota certa para os fãs de esportes radicais como rapel, treking, e biking. A noite tem agito em boates, bares e restaurantes, onde também se pode degustar a culinária regional, com destaque para os famosos doces de marmelo, goiaba e banana. Outro atrativo é o autêntico artesanato do sertão baiano (couro, sisal, barro e cerâmica) encontrado no Mercado Municipal. Fica a 330 km de Salvador.

Também fazem parte da lista de municípios turísticos, as cidades de Santa Inês, Santa Luzia, Santa Terezinha e Santana. E além destas, há outras cidades com nomes de mulher: Almadina, Amélia Rodrigues, América Dourado, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Fátima, Jussara, Jussari, Nova Fátima, Olindina, Santa Brígida, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia. A Bahia tem 417 municípios.

Nenhum comentário: