segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Salvador volta à telinha em três dos 12 telefilmes da Rede Globo


Isis Valverde (Sereia) (Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia)
A Rede Globo resolveu comemorar os seus 50 anos (entrou no ar no dia 26 de abril de 1965) em grande estilo com a apresentação de 12 telefilmes extraídos de séries, minisséries e seriados exibidos em sua programação. E quem vai ganhar destaque nas comemorações, claro,  é a capital baiana, cujas ruas, casarões, praças, praias e igrejas serviram de cenários para três produções do Festival Luz, Câmera 50 anos.

Na estreia, nesta terça-feira, 6, após a novela Império, a capital baiana (com alguns dos seus principais pontos turísticos) será mostrada com toda a sua beleza em O Canto da Sereia. No mesmo festival, o Centro Histórico de Salvador é o pano de fundo de Ó Paí Ó (com Lázaro Ramos), e de O Pagador de Promessas (com José Mayer).



Isis Valverde cantou realmente durante as gravações


Originalmente, a minissérie O Canto da Sereia foi exibida em 2013, mas as gravações, na capital baiana, aconteceram entre outubro e dezembro de 2012. O blog Salvador em um dia - sem ser convidado, claro - foi acompanhar os trabalhos. Nosso tema era - e é - turismo em Salvador e não poderíamos deixar de ir lá pra ver e contar o que aconteceu, o que nos rendeu alguns bons posts e fotos exclusivas.

Marcos Palmeira é o detetive que faz bico de segurança no trio cenográfico

Com Ísis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Marcos Palmeira, Marcos Caruso e os baianos João Miguel e Margareth Menezes, entre outros, o enredo gira em torno do que aconteceu nos dias que antecederam a morte da mais famosa cantora da Axé Music - Sereia, interpretada por Isis Valverde - e as investigações de um detetive particular, Marcos Palmeira, após o assassinato da cantora. Ela foi morta com um tiro em pleno Carnaval (recriado na Praça Castro Alves para as gravações). Tudo isso acontece pelas ruas, casarões, praias, becos e feiras da Cidade da Bahia. A cantora Margareth Menezes, uma das divas da Axé Music, interpreta a Delegada Pimenta.


O carnaval cenográfico de perto e...
...de longe. A computação gráfica lotou d foliões a Praça castro Alves depois

Lugares como Farol da Barra, Pelourinho, Praça Municipal (Palácio Rio Branco), Praça Castro Alves (cenas do carnaval cenográfico), Mercado Modelo, Feira de São Joaquim e Barroquinha foram palcos das locações. Coincidentemente, ou não, O Canto da Sereia será exibido como longa no ano em que a Axé Music completa 30 anos de existência no cenário musical da Bahia e do Brasil.

Em um dos posts que fizemos (links ao final do texto), explicamos o que aconteceria. Também conseguimos fotografar as gravações na Praça Castro Alves e na Feira de São Joaquim.

Salvador, mais uma vez, cede suas ruas, monumentos, atrações turísticas, povo e temas para uma produção. Desta vez é a minissérie "O Canto da Sereia", baseada no livro de Nelson Motta que, por sinal, foi o produtor musical da primeira novela "baiana", Verão Vermelho. "O canto..." com  Isis Valverde, Marcos Palmeiras, Marcos Caruso, Gabriel Braga Nunes, Camila Morgado, Zezé Mota, Fabiula Nascimento e a cantora Margareth Menezes, entre outros, e direção de José Luiz Villamarim, começou a ser gravada no dia 26 de outubro (2012), no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, e já passou pelo Farol da Barra. De acordo com uma produtora local, terá gravações, também, no Pelourinho e vários outros pontos turísticos e históricos.

Marcos Caruso, o governador da Bahia, um dos suspeitos da morte da cantora

O festival Luz, Câmera 50 anos exibirá 12 telefilmes extraídos de séries, minisséries e seriados da televisão brasileira. Vai ao ar de terça a sexta-feira, após a novela Império, nas duas primeiras, e após o BBB15 em sua terceira semana.

Serão exibidas, além de O Canto da Sereia (de 2013), Lampião e Maria Bonita (1982), Anos Dourados (1986), O Pagador de Promessas (1988), As Noivas de Copacabana (1992), Presença de Anita (2001), Ó Paí Ó (2008),  Força-Tarefa  (2009),  Maysa – quando fala o coração (2009), Dalva & Herivelto - uma canção de amor (2010), Dercy de Verdade (2012) e A Teia’ (2014).

Leia mais em







Nenhum comentário: