quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Luiz Caldas com os 30 anos da Axé Music abre o Carnaval 2015

Luiz Caldas no lançamento do Furdunço de 2014 com o secretário Bellintani


O Carnaval de Salvador de 2015 fará uma homenagem ao gênero musical que transformou o evento na maior festa popular do planeta. "30 ano da Axé Music" é o tema deste ano que, na abertura (quinta-feira, à noite), terá um trio elétrico comandado por Luiz Caldas, o músico que tornou o Axé um gênero nacional.

O prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, e do presidente da Saltur, Isaac Edington, durante coletiva realizada no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, apresentou os detalhes da festa.

Uma das novidades de 2015 são as festas que acontecerão antes dos cinco dias oficiais de Carnaval (de 12 a 17 de fevereiro). Ele falou, também, de um espaço exclusivo para as crianças que será montado no Campo Grande.


ACM Neto apresenta a marca do Carnaval 2015 (Max Haack/agecom)

Furdunço. No domingo, 8, ou seja, quatro dias antes da abertura oficial, o Furdunço levará à Barra 20 atrações, que farão um circuito entre o Clube Espanhol, em Ondina,  e o Farol da Barra (sentido oposto ao Circuito Dodô - que vai da Barra em direção à Ondina). Sem cordas, a partir das 14h, desfilarão Armandinho, na Fobica, Quabales, Baiana System, Estakazero, Orquestra Jurema, Waltinho Queiroz, Malê, Batifun, entre outros. Na sexta-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, o Furdunço se apresenta no Campo Grande (Circuito Osmar) já com 27 atrações.

Espaço das crianças. A Vila Infantil Itaú - será montado na Praça do Campo Grande, com contadores de histórias, teatro, dança, circuito de mini bike e oficinas de artes. A programação também começa no final de semana que antecede o Carnaval (6, 7 e 8 - sexta, sábado e domingo) e depois volta a operar durante a folia, a partir da sexta-feira, 13, até terça-feira, 17, sempre das 10h às 16h.

Quanto custa. Com expectativa de atrair 700 mil turistas, sendo 88% brasileiros e 12% estrangeiros, a festa deve movimentar esse ano R$ 1,5 bilhão, além de gerar 250 mil empregos diretos e indiretos, informa o prefeito. Já está confirmada a chegada de seis navios, que devem trazer 18 mil turistas. Além do Itaú, renovaram parcerias para o Carnaval a Brasil Kirin e a Itaipava. Agora, a Air Europa reforça o time de marcas que estarão presentes na folia.

“Desde o ano passado, a Prefeitura não coloca dinheiro público no Carnaval. Mesmo sem o patrocínio do governo do estado, mesmo sem o patrocínio da Petrobras, organizamos um Carnaval que se autossustenta do ponto de vista econômico”, assegurou o chefe do executivo municipal.

Turistas. O presidente da Saltur e coordenador do Carnaval, Isaac Edington, observou que o Pré-Carnaval na Barra promoverá uma ampliação na retenção dos turistas na cidade. “Com o Furdunço temos a sinalização de que devemos ampliar a retenção de turistas na cidade. Essa é uma experiência de algo que deu certo no ano passado e se configura como uma nova dimensão do Carnaval. Em conversas com operadores de turismo identificamos que aqueles turistas que chegavam a Salvador e, imediatamente, se dirigiam ao Litoral Norte, agora fazem o caminho contrário, ou seja, permanecem na cidade, o que é importantíssimo para nossa economia”, acrescentou.

Novo circuito. Oficializado em 2012, o Circuito Sérgio Bezerra terá sua programação tradicional da quarta-feira, 11, que antecede a abertura oficial. Cerca de 30 blocos desfilam do Farol da Barra seguindo em direção ao Cristo, às 19h, logo após a apresentação das orquestras de Fred Dantas, Zé Freitas, Paulo Primo e Benutti, que farão um show denominado “Axé Orquestrado”, em homenagem aos 30 anos da Axé Music, tema do Carnaval 2015.

Chaves para Momo. Na quinta-feira, 12, o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, embalado pelo som de Luiz Caldas celebrando os 30 anos da Axé Music, no Campo Grande. Na sexta-feira, 13, acontece a segunda edição do Furdunço, que esse ano terá a participação de 27 atrações, a exemplo da Orquestra de Pandeiros, Mammeto, Alexandre Leão, Paroano Sai Milhó, Fred Menendez e Rixô Elétrico.

Praça da Sé no Circuito. Já na segunda, 16, a Praça da Sé ganhará um toque especial, com o desfile de fantasia de luxo. O evento vai acontecer às 20h.

Bairros. A partir de sábado, 14, seis bairros também terão Carnaval, informa a Prefeitura. A festa vai acontecer na Liberdade, Itapuã, Periperi, Plataforma, Boca do Rio e Cajazeiras. Já Piatã terá o tradicional palco do rock. No total, são sete palcos e mais de 150 shows durante os quatro dias de festa.

Estacionamento. Assim como aconteceu na Copa do Mundo, 1,5 mil vagas serão oferecidas aos foliões que pretendem ir aos circuitos de carro. Os estacionamentos vão ser disponibilizados na Arena Fonte Nova e nos shoppings Salvador e Salvador Norte, com cinco linhas de ônibus direto para os locais que concentram as festas. Será cobrado o valor de R$ 25 para ida e volta. Além do estacionamento remoto, 1,8 mil vagas de zona azul serão distribuídas entorno da festa. Mesmo com as vagas, a Prefeitura recomenda que os foliões utilizem o transporte público ou táxis durante o período de Carnaval.

Carnaval na Carlos Gomes. No circuito Osmar (Centro), a geografia da festa vai continuar a mesma, operando a Avenida Carlos Gomes apenas para contrafluxo de algumas entidades, conforme aconteceu em 2014. Para atender a uma solicitação do Conselho Municipal do Carnaval, os blocos de samba, o Traz a Massa e as Muquiranas vão poder utilizar a via nos dias dos seus desfiles. (Fonte: Agecom. Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia e Max Haack/Agecom)

Nenhum comentário: