quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Pedro Galvão sai da Setur mas deixa Estrada Real encaminhada

Secretário Pedro Galvão, Carlos Andrade e Giuseppe Belmonte, da Fecomércio


O secretário Pedro Galvão, primeiro representante do trade a ocupar a pasta, se despede do Turismo estadual no próximo dia 1º (o deputado Nelson Pelegrino será o novo secretário), mas deixa encaminhado aquele que foi o seu principal projeto: a criação dos roteiros turísticos da Estrada Real da Bahia. E mais, o projeto de Galvão ganhou, esta semana, o apoio da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio).


Um protocolo de intenções para a condução dos trabalhos da rota foi assinado pelo secretário e o presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, anunciou a Setur. Outras entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA), Associação Comercial da Bahia, União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) também assinaram o documento, informa a secretaria.

Mapa da Estrada Real da Bahia divulgado pela Setur

A rota enfatiza o escoamento das riquezas extraídas na Bahia durante o período colonial. De acordo com a Setur, a Estrada Real foi georreferenciada pela CBPM com a utilização de imagens de satélite associadas ao uso de GPS e máquinas fotográficas, para apontar as coordenadas exatas do Caminho Real. Os trabalhos de campo foram finalizados e a companhia agora trabalha na elaboração dos mapas. A próxima etapa será a roteirização turística, a partir dos dados obtidos em 15 municípios baianos, a exemplo de Jacobina, Morro do Chapéu, Seabra, Piatã e Rio de Contas.

Homenageado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA) e representantes do setor turístico, Pedro Galvão, encerra gestão de onze meses no comando da Setur. Durante a homenagem, foi lançado o livro "Estrada Real, uma Realidade e um Sonho", escrito por Pedro Galvão em parceria com o historiador Ubaldo Marques Porto Filho, coordenador do Projeto Estrada Real da Bahia.

A Estrada Real da Bahia liga Jacobina a Rio de Contas, passando por 13 municípios. A base histórica para a sua criação foi uma expedição oficial de 1732, comandada por Joaquim Quaresma Delgado.

Já implantado, o projeto Estrada Real de Minas Gerais (incluindo municípios também do Rio e de São Paulo) foi criado em 2001, tem mais de 1,6 km de extensão, mais de 300 anos de história e 199 municípios integrados ao roteiro. "Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos. Para evitar estes descaminhos a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real." Saiba mais clicando aqui.

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