quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Casa do Benin será reaberta no Pelourinho

Casarão do século XIX guarda obras do Benin, de Pierre Verger e de Lina Bardi


Nesta quarta-feira, 3, às 19h, será reaberta a Casa do Benin, centro cultural e museu que reúne um dos maiores acervos de arte e cultura africana do Brasil, principalmente do sobre a influência do povo do antigo Daomé, terra dos últimos escravos trazidos para o país.

O antigo casarão branco, datado do século XIX, localizado na parte baixa da Ladeira do Pelourinho, foi restaurado no final dos anos 80 pela arquiteta Lina Bo Bardi. 

A atual reforma, realizada a partir de maio passado deu ao local uma nova estrutura física, sinalização especifica do acervo e dos ambientes, além de diversas novidades na funcionalidade da casa, segundo a Fundação Gregório de Mattos, instituição responsável pela obra. Reboco, azulejo e piso, além da reabilitação das estruturas de concreto atingidas por oxidação, tabuado de madeira, alvenaria aparente, grades e balcões, foram algumas das melhorias.

A revitalização do espaço restabelecerá a parceria de intercâmbio cultural com a África, já que Benin e Salvador são cidades-irmãs. O térreo da Casa do Benin contará com uma exposição permanente com obras catalogadas pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Os outros dois andares do prédio serão dedicados a exposições itinerantes.

O espaço fica na Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho. Um dos destaques do projeto é a escadaria concebida por Lina Bo Bardi, que atrai estudantes de arquitetura de todo o país. (Fonte: FGV/Agecom. Foto: Paloma Carvalho/Agecom))

Nenhum comentário: