quinta-feira, 1 de maio de 2014

Baiano aproveita feriado para ver de perto a taça da FIFA

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Depois do Rio, Porto Alegre e BH, foi a vez dos baianos conhecerem a taça

Para quem estava pouco animada para o mundial de futebol que vai acontecer no Brasil em junho, bastou alguns minutinhos diante da copa para o espírito esportivo tomar conta de mim. Fui fazer nesta manhã de 1º de maio o Tour da Taça da Fifa 2014 por Coca-Cola que fica aberta até as 20 horas no Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves). Salvador é a quarta cidade brasileira a receber o evento que vai percorrer todas as 27 capitais brasileiras, incluindo Brasília.

Ainda dá tempo de ir, mesmo que não tenha ingresso em mãos: como é promoção, é só comprar duas pets de dois litros de um dos refrigerantes da marca no supermercado no próprio shopping, receber o convite (duas pessoas) e entrar para ver a taça e tirar a foto. Achei que teria pouca gente mas, qual nada: o povo gosta mesmo de futebol. Até na fila do supermercado encontrei adolescentes garantindo o ingresso.


www.salvadoremumdia.blogspot.com
Bola da Copa de 70: com esta o Brasil foi Tri-campeão e levou a Jules Rimet

O passeio dura mais ou menos meia hora. Começa pelo estande onde estão expostas todas as bolas das Copas do Mundo desde 1970 (México) até a jabulani, da África do Sul, e a cafusa da Copa do Brasil. O torcedor pode ver a evolução da pelota: a de 1970 em gomos costurados e as duas últimas, sem costura.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Todos os gols de todos os mundiais desde 1970 (Fotos: Silvianasci)
Lá dentro, há uma série de atrações, como vídeo com gols de mundiais desde os da Seleção Canarinho de 1970 (para mim, a seleção de todos os tempos) muito concorrido, por sinal. Jogos diversos, entre os quais o 'chute virtual' a gol (é muito legal e facílimo de marcar), o Fuleco, que posa para foto com os torcedores (as crianças adoram!) e, ao final: ela, a Copa!

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Detalhe da taça: campeões mundiais gravados na base
Nem pense em tentar tocar de leve na taça (para ter sorte) porque, além de só poder ser tocada por campeões mundiais (na exposição em Salvador foi erguida pelo campeão Bebeto) e autoridades, ela fica exposta em uma redoma de vidro, com faces voltadas para três salas. É uma belezinha, feita em ouro 18 quilates, com 36,8 cm e pouco mais de seis quilos presa a uma base de pedra semipreciosa malaquita. Confesso, nem olhei para a malaquita: a taça prende o olhar.

Um detalhe interessante é que na base, embaixo, estão gravados os nomes de todos os países que já foram campeões mundiais. Cada país campeão fica com a taça até a Copa do Mundo seguinte, quando o país entrega a original e recebe uma réplica folheada a ouro.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Chutar p'ro gol: a garotada adorou e eu também

Fuleco é popular: teve fila para a foto com o mascote

Chega de texto. Corra, se ainda quer ver, já que a mostra fica em Salvador só até hoje. De Salvador, o Tour da Taça segue para Cuiabá (02/05), Curitiba (03/05), Florianópolis (04/05), Campo Grande (06/05), Goiânia (07/05), Vitória (08/05), Aracaju (09/05), Maceió (10/05), João Pessoa (11/05), entre outras.

A exposição fica até as 20h no Salvador Shopping depois segue para  Cuiabá
O tour (iniciado sem setembro, partindo do Cristo Redentor, no Rio) termina em 29 de maio e 1º de junho, quando a taça ficará exposta em São Paulo. Veja aqui as datas em que a exposição chegará à sua cidade. (fotos: Silvianasci/blogsalvadoremumdia)

Nenhum comentário: