terça-feira, 22 de abril de 2014

Ilhas turísticas do país ganham força com nova associação

Bom Jesus dos Pobres

Procurando novidades por aí encontrei esta informação do Ministério do Turismo: será criada oficialmente nesta quarta-feira, 23, a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) com o objetivo mobilizar entidades públicas e privadas para o planejamento sustentável e ações de turismo nas ilhas brasileiras.

A criação da Abitur será oficializada durante a abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo que será realizado noTransamérica Expo Center, em São Paulo, e vai até o próximo dia 25.

Continue lendo para ver mais fotos de ilhas que existem na Bahia.



A bela Itaparica fica a 45 minutos de Salvador via Baía de Todos os Santos
De acordo com o MTur, o Brasil possui centenas de ilhas, muitas das quais com possibilidade de receber turistas, e a criação de uma associação dará ainda mais visibilidade ao segmento. As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá (Paraná), a Ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco), Ilhabela (São Paulo), Ilha Grande (Rio de Janeiro) e a Ilha de Marajó (Pará).

O motivos de fazer o post é pelo fato de que, embora a Bahia ainda não esteja representada nesta mobilização, o estado abriga mais de 50 ilhas marítimas ou fluviais com potencial turístico, entre as quais as famosas Boipeba, Tinharé (com Morro de São Paulo) e Itaparica onde, em 1979, foi instalado o primeiro resort do Brasil, o Mediterranée (hoje Club Med).


Natureza exuberante e encantadora Loreto na Ilha dos Frades

As ilhas da Bahia possuem paisagens exuberantes, mar calmo, rios e atrações históricas. De acordo com o Turismo Bahia, além da natureza, mar de água morna e praias entre badaladas e reservadas, as ilhas baianas ainda preservam construções e ruínas seculares do Brasil Colônia. São igrejas, casarões, fortalezas, portais, ruas calçadas, entre outros.

Ilha de Itaparica, Ilhas de Madre de Deus, Ilha de Bom Jesus, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Cajaíba são algumas das mais próximas a Salvador. Há, também, Ilha de Boipeba, Ilha de Camamu e Ilha de Tinharé (com Morro de São Paulo), entre as preferidas pelos turistas.

Esportes náuticos e ruínas históricas são atrativos de Morro de São Paulo

As mais distantes da capital são Ilha de Paulo Afonso e Ilha do Urubu, Ilhas de Ilhéus, Ilhas de Juazeiro, Ilhas de Nova Viçosa e Pontal do Sul, entre outras. Leia mais sobre as ilhas da Bahia aqui. (Com informações do Mtur e do Turismo Bahia. Fotos: Itaparica - Manu Dias/Agecom, Bom Jesus e Morro de São Paulo - Rita Barreto/Bahiatursa, Ilha dos Frades/Loreto -Tatiana Azeviche/Setur)

Nenhum comentário: