sábado, 29 de março de 2014

Salvador comemora hoje 465 anos de fundação

O famoso perfil de dois andares que torna a capital baiana tão charmosa!

Praça Municipal, o primeiro centro da cidade fortificada da Bahia


Salvador do Século XXI: novos prédios e a cidade que continua a crescer

Alvorada de fogos de artifício vão saudar o aniversário de Salvador neste sábado, 29 de março, quando a capital baiana completa 465 anos de existência. Os fogos vão estourar nos bairros da Barra, Itapuã, Boca do Rio, Periperi, Comércio, Boa Viagem, Ribeira, Santo Antônio Além do Carmo e Pernambués, terminando em  Pirajá, região histórica, fundamental na história da Independência da Bahia.

Tradição: amarrar fitinhas no gradil da Igreja do Bonfim


Na Igreja do Bonfim, às 8h30, moradores e turistas participam de uma celebração em ação de graças, com apresentação de coral, e onde um grande bolo será servido aos presentes, entre os quais o prefeito ACM Neto, anfitrião da festa.

Orixás do Dique do Tororó com Arena Fonte Nova ainda em construção

Os shows na Praça Cayru, Dique do Tororó e Cajazeiras, como parte do Festival da Cidade, continuam neste sábado, 29, e também no domingo, 30.


Vista do Forte de São Marcelo e Mercado Modelo do alto do Elevador Lacerda
E para quem quer uma comemoração com bastante movimento, o Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa) e a Fundação Gregório de Matos promovem no domingo, 30, a partir das 8h, a Pedalada Cultural, cujo percurso de sete quilômetros sairá do Campo Grande em direção ao Dique do Tororó, passando pela Praça da Piedade, Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Politeama e Vale dos Barris.

Preciosidade: o 'manuelino' gabinete Português de Leitura na Piedade

Salvador possui três milhões de habitantes, está entre os três maiores centros urbanos do país, e no ranking das maiores cidades do mundo. Aliado a isto, não perde seu charme histórico, com um conjunto de monumentos (Pelourinho) que tornou-se “Patrimônio Cultural da Humanidade”, título concedido pela Unesco em 1985.

Bairros Caminho das Árvores e Pituba (Silvianasci/salvadoremumdia)

De acordo com o documento “Perspectivas do relatório mundial de urbanização”, publicado pela Organização das Nações Unidas em 2011, Salvador aparece como a 81ª cidade do planeta, com população metropolitana de 3,9 milhões. Em números atualizados para 2013, a população da região metropolitana de Salvador ultrapassa 4,3 milhões de habitantes.

Av. Tancredo Neves, novo centro de Salvador (Silvianasci/salvadoremumdia)

Tudo isto começou lá atrás, no século XVI. Para construir a cidade fortificada de Salvador, o Rei D. João III mobilizou uma grande estrutura logística, com mais de um mil funcionários e um contingente de 600 soldados, sob o comando do fidalgo Tomé de Souza.



Estátua do fundador Tomé de Souza e sino da Câmara na Praça Municipal

A comitiva saiu de Portugal em 1º de fevereiro de 1549 e, antes de completar dois meses, desembarcou na Barra em 29 de março, data oficial de fundação da cidade. No local existia desde 1535 a Vila do Pereira, criada por Francisco Pereira Coutinho, donatário da Capitania Hereditária da Baía de Todos os Santos.

Praça da Sé, portal de entrada para o Centro Histórico de Salvador (Silvianasci)

O Pelourinho, formado por casarões, palacetes e principalmente ricas igrejas decoradas com até 460 quilos de ouro em pó, como é o caso da Igreja do Convento de São Francisco, surgiu para servir de moradia dos ricos produtores de açúcar e criadores de gado. É um dos maiores conjuntos urbanos do período Barroco no mundo.


Casarões que abrigaram a elite dos Séculos XVII e XVIII: Pelourinho
No interior dos casarões do Pelourinho, muita história preservada


Corredor da Vitória, o bairro nobre a partir do Século XIX

A evolução da riqueza e do poder em Salvador motivou um deslocamento da elite local do Pelourinho para o Corredor da Vitória, no período imperial do século XIX. Os casarões construídos com uma novidade moderna para a época, que eram os banheiros nos dormitórios e espaços nobres das residências, ainda resistem à especulação imobiliária.


A Avenida Sete, aberta em 1915, tornou-se o circuito do carnaval de Salvador



Na virada do século XIX para o século XX, Salvador aderiu ao conceito de modernização urbana, iniciada em Paris e adotada pelo Rio de Janeiro, e construiu, em 1915, a Avenida 7 de Setembro, então a sua maior via de circulação com extensão de pouco mais de quatro quilômetros, entre o Centro e a Barra.

O Comércio formou-se em uma área aterrada do mar da Baía de Todos os Santos

No Comércio, torres da Conceição, fonte de Mário Cravo, mercado e prédios 'modernos'

O centro financeiro, no bairro do Comércio, começou a ser formado a partir de um aterro de parte das águas da Baía de todos os Santos, em 1920, concentrando bancos, financeiras, casas de câmbios e agencias de exportação.

O novo centro visto de um shopping: Casa do Comércio inovou o visual da cidade
A partir dos anos 1970, Salvador começou a deslocar lojas de vestuário, magazines e restaurantes para os shoppings centers e seu crescimento em direção ao norte. Alguns dos maiores centros comerciais desse tipo do país estão na primeira capital do Brasil, que completa, neste sábado, 465 anos de vida planejando o seu futuro.

Área verde do Parque Costa Azul e seus coqueiros enfeitam a orla...

...e para finalizar, um mergulho no mar sereno de Itapuã
Se chegou até aqui, fique mais um pouquinho pra ver que lindo o vídeo que a Prefeitura de Salvador fez para nós, seus moradores...


(Com informações da Prefeitura de Salvador. Fotos: Silvia Maria Nascimento/Blog Salvador em um dia)

Nenhum comentário: