segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Primeiro cantor de trio elétrico fará show em Praia do Forte

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Baile relembrará sucessos da carreira de Moraes Moreira (divulgação)

Ele mesmo: Moraes Moreira. O baiano de Ituaçu, o primeiro a por voz em um trio elétrico será a atração do Baile Carnavalesco de Praia do Forte, Litoral Norte, a cerca de 50 quilômetros de Salvador, que acontece no próximo dia 8 de fevereiro. Moraes comanda a festa que terá, ainda, como atrações Luiz Caldas e Armandinho, em um encontro memorável na história do Carnaval da Bahia.

Para completar a festa, o evento acontece em um dos mais belos cenários do estado, escolhido pelos organizadores para resgatar o verdadeiro espírito carnavalesco dos foliões e relembrar os bailes da folia momesca com o melhor da música tradicional a partir das 17 horas.

Em uma época em que os trios elétricos eram essencialmente instrumentais, com três instrumentos elétricos de corda (cavaquinhos e bandolins, daí o nome de trio) e percussionistas instalados em volta de toda a carroceria, bem próximo ao público, Moraes Moreira resolveu inovar e por letra em uma das músicas da dupla de inventores do trio, Dodô (Eduardo Nascimento) e Osmar (Osmar Macedo). Double Morse virou Pombo Correio e o ex-integrante do grupo Novos Baianos surpreendeu os foliões, cantando com o acompanhamento dos criadores e mais Armandinho.


Natural de Ituaçu, município do centro-sul da Bahia, Antônio Carlos de Morais Pires, que já foi bancário, iniciou sua trajetória musical tocando sanfona de doze baixos e violão em festas da cidade. Em Salvador, abandonou a carreira em um banco e teve seu primeiro contato com grandes artistas como Tom Zé e formou o grupo Novos Baianos ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, em 1969. Com o grupo lançou o antológico "Acabou Chorare" (1972) que foi considerado um dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira pela revista Roling Stone Brasil.

Durante muito tempo, nos anos 70 e 80, Moraes Moreira foi o principal compositor de músicas para o carnaval de Salvador, juntamente com Caetano Veloso. Moraes se apresentava em um trio sem cordas. Todos os anos, um sucesso, desde Pombo Correio, passando pelo Frevo do Trio Elétrico, Chão da Praça, Vassourinha Elétrica, Bloco do Prazer até a sensacional Chame Gente, considerada um dos hinos do nosso Carnaval. Músico versátil, Moreira - como é chamado pelos amigos - passeia, em suas composições, por ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita. 

O evento do dia 8 de fevereiro acontecerá no Eco Espaço Praia do Forte (antiga pista de pouso do balneário). Além de Moraes, Armandinho e Luiz Caldas, também relembrando os antigos carnavais, a orquestra Baile do Xupisco abre a festa para deixar todo mundo já no clima.

Praia do Forte, a cerca de 50 km de Salvador, é uma das principais atrações turísticas do Litoral Norte (Costa dos Coqueiros) da Bahia. Vá mais cedo pra curtir a vila, a praia e até atrações históricas, como as ruínas do Castelo Garcia D'Ávila (Casa da Torre), de importância fundamental na ocupação do estado que chamamos Bahia. Mais informações turísticas aqui. Como chegar, clique aqui.

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Luiz Caldas é um dos principais artistas do Carnaval da Bahia


Serviço
O que: Baile Carnavalesco de Praia do Forte com Armandinho, Luiz Caldas e Moraes Moreira
Onde: Eco Espaço Praia do Forte (antiga pista de pouso)
Quando: 8 de fevereiro, a partir das 17 horas
Quanto: R$ 230 (homem) e R$ 130 (mulher)

Nenhum comentário: