terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Prefeito anuncia patrocinadores e mudanças no Carnaval

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Mudança: Campo Grande deixa de ser passarela para ser apenas passagem


A parceria com duas cervejarias, um banco, uma operadora de telefonia, além do governo do estado e a Petrobrás, vão garantir, através de cotas de patrocínio, R$ 45 milhões para pagar o Carnaval de Salvador este ano. Quem afirma é o prefeito de Salvador ACM Neto que fez o anúncio na manhã desta segunda-feira, 13, em entrevista coletiva realizada no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, centro da cidade.

Além de pagar as próprias contas, através da arrecadação com as cotas de patrocínios, o Carnaval de Salvador dará um lucro de R$ 10 milhões, assegurou o prefeito. Na mesma entrevista, ele anunciou o investimento de R$ 10 milhões do setor privado para outras atividades culturais da capital baiana.

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Prefeito Neto explica as mudanças no Carnaval 2014 (Foto: Max Haak/agecom)

Os valores arrecadados vão cobrir gastos com infraestrutura, limpeza, saúde, contratação de pessoal operacional, bandas e atrações nos bairros e trios independentes. Até o ano passado, a Prefeitura injetava na festa aproximadamente R$ 19 milhões para complementar o valor arrecadado junto aos patrocinadores na realização da folia momesca, informou.

“Pela primeira vez conseguimos que um Carnaval gere lucro para o município, com saldo positivo de R$ 10 milhões. Lembrando que até o final do ano passado o Carnaval exigia investimentos de quase R$ 20 milhões da Prefeitura. A economia desse dinheiro significa mais investimentos para infraestrutura, saúde, educação, transporte público e para reforçar a agenda de eventos da cidade", explicou o prefeito.

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Cervejarias terão exclusividade de marketing nos circuitos Dodô (foto) e Osmar


Este ano o Carnaval acontece de 27 de fevereiro a 4 de março, com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador – 40 anos de Blocos Afro”. As cervejarias, com R$ 10 milhões (cada) investidos na festa, de acordo com a Prefeitura, vão ter exclusividade nas ações de marketing e comercialização dos produtos nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina).

As zonas de exclusividade serão garantidas por pórticos com entradas controladas pela Polícia Militar, como aconteceu com a festa de Réveillon, para também manter a segurança preventiva e de fiscalização, divulgação de ações social e de merchandising das patrocinadoras. Ainda de acordo com a Prefeitura, os cerca de 3,5 mil ambulantes cadastrados para trabalhar nos circuitos receberão equipamentos padronizados, bancados pelas cervejarias.

“Garantimos R$ 10 milhões para outros eventos na cidade a partir do Carnaval que antes não eram procurados por patrocinadores. Essa é uma venda casada, mas de forma positiva”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, fazendo referência às cotas do banco Itaú, da Petrobras, do governo da bahia e da operadora Net.

Com as mudanças, desfile do centro da cidade só vai até a Praça Castro Alves

Mudanças. A geografia da festa muda este ano no Circuito Osmar. A armação dos blocos será entre o Largo dos Aflitos  e o Passeio Público. O desfile começa nas imediações do Sheraton Hotel da Bahia, já no Campo Grande, onde também estarão as arquibancadas populares e instalações para a imprensa. Não haverá mais a passarela do Campo Grande, defronte ao Teatro Castro Alves, que não ficará mais escondido por tapumes, como em carnavais passados. Já as emissoras de tevê poderão instalar pontos de câmera e transmissão ao longo do percurso dos dois circuitos (Dodô e Osmar).

O encerramento do desfile do Circuito Osmar na Praça Castro Alves é outra inovação deste ano. De lá, os trios deixam o circuito seguindo pela Rua Chile em direção à Ladeira da Praça, enquanto a Rua Carlos Gomes, antigo retorno dos blocos, vai ser uma grande área de serviços e alimentação, e terá animação das bandas de sopro e percussão. A rua também será utilizada pelas entidades que iniciam o desfile na Praça Castro Alves, a exemplo do Gandhy e do Ilê Aiyê, informa a Prefeitura. (Fonte: com informações da Agecom Salvador. Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia e Max Haak/Agecom/div)

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