terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Margareth, Mametto e Márcio Vitor na Terça da Bênção

Margareth Menezes anima a primeira terça da bênção do Olodum

É hoje. Com a presença de Margareth Menezes, Ana Mametto e Márcio Vitor, a banda Olodum realiza, a partir das 20 horas, na praça Tereza Batista (Centro Histórico), o primeiro ensaio de 2014. Ao longo das semanas, outros convidados ilustres da música baiana participarão da festa, conhecida como Terça da Bênção ou Terça do Olodum, que já acontece há 25 anos.

Um pouco de história. A festa é mais uma que nasceu da fé do povo baiano. Todas as terça-feiras, os fiéis iam (e continuam indo) participar da missa seguida da bênção de Santo Antônio na igreja de São Francisco (Largo do Cruzeiro, no Terreiro de Jesus), a famosa igreja de ouro de Salvador. A celebração acontecia no final da tarde e a bênção realizada por volta das 18h.


Igreja de São Francisco

Do lado de fora do templo, as pessoas chegavam para distribuir o pão aos pobres (outra tradição religiosa de Salvador) e os trabalhadores, após o fim do expediente, começavam a se reunir com os amigos para beber uma cervejinha nos bares do centro Histórico, principalmente na Cantina da Lua, do mestre Clarindo Silva, que está lá até hoje!

Ponto de encontro tradicional de intelectuais, jornalistas, artistas, turistas e todos os outros "istas", foi lá que a festa foi batizada como "Festa da Bênção", por acontecer no mesmo dia (e logo após) em que a celebração e bênção religiosa.

Claro que os tambores do Olodum, após a fundação do bloco e grupo cultural e a consequente popularização, passaram a ser a trilha sonora da festa que, do Terreiro de Jesus, migrou para os largos do Pelourinho. A Terça da Benção também será realizada nos dias 14 e 21 de janeiro, ao som do samba-reggae.

Márcio Vítor

Serviço
O quê: Terça da Bênção Banda Olodum, Magareth Menezes, Ana Mametto e Marcio Vitor
Quando: nesta terça, 7 de janeiro, a partir das 20h
Onde: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
Quanto: R$ 50 (preço único)
Informações e vendas de ingresso: (71) 3322-5010 - Loja Planeta Olodum

Nenhum comentário: