segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IGHB apresenta palestra sobre Carlota Joaquina nesta terça

Carlota Joaquina em retrato de Domingos Sequeira

“Dona Carlota Joaquina, a Rainha da esperança" é tema de palestra do professor Miguel Corrêa Monteiro (Universidade de Lisboa) que acontece nesta terça-feira, 17, às 17h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico da bahia (IGH), na Piedade, Centro de Salvador. A inscrição é gratuita e pode ser feita por email (ighbahia@gmail.com).


D. Carlota, mulher de D. João VI, era polêmica, tinha forte personalidade e possuidora de grande coragem pessoal, de acordo com o pesquisador. Sem defendeu a instituição monárquica e o poder absoluto dos Reis e no período em que a família real espanhola foi prisioneira de Napoleão, lutou, no Brasil, pelo direito de, como primogênita, representar a Espanha e os seus interesses coloniais.

Filha primogênita do rei da Espanha Carlos IV e de sua esposa, D. Maria Luísa Teresa de Bourbon, Carlota Joaquina Teresa Caytana de Borbon y Borbon nasceu em Aranjuez, em 25 de abril de 1775. Com apenas dez anos, no seguimento do acordo de aliança celebrado entre os dois países, casou-se por procuração em Madrid com o príncipe de Portugal D. João, no dia 8 de Maio de 1785 e em Lisboa, a 9 de junho do mesmo ano. Seria a última rainha espanhola de Portugal, tendo falecido em Queluz a 7 de Janeiro de 1830. (Fonte e foto: IGHB)

Serviço

O quê: Palestra “Dona Carlota Joaquina, a Rainha da esperança"
Quem: professor Miguel Corrêa Monteiro (Universidade de Lisboa)
Quando: 17 de dezembro, às 17h
Onde: sede do IGHB (Avenida Joana Angélica, 43,Piedade)
Inscrições gratuitasighbahia@gmail.com
Outras informações: (71) 3329 4463 ou no site do IGHB

Nenhum comentário: