quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Domingos Leonelli anuncia que deixa Setur nesta sexta-feira

Leonelli durante o Salão Baiano de Turismo, em 2013

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que deixa o governo estadual nesta sexta-feira, 27, afirmou que sai da administração com o sentimento do dever cumprido. De acordo com Leonelli, no período em que passou na Setur (entre 2006 e 2013), a Bahia alcançou nos três principais aeroportos (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus) a soma de 25 milhões de desembarques, frente aos 11 milhões registrados no período 2001-2006; atraiu US$ 5,7 bilhões em investimentos privados e registrou investimentos em infraestrutura da ordem de R$ 260 milhões.


Nos últimos sete anos, R$ 263 milhões foram investidos em diversas obras e outros R$ 17 milhões em capacitação profissional. “A Chapada Diamantina e o Litoral Sul ganharam sinalização turística e rodoviária nos últimos sete anos, e Imbassaí e Morro de São Paulo ganharam cara nova. Também iniciamos a sinalização da Costa das Baleias, este ano, além de outras dezenas de projetos em andamento, dentre os quais destaco a requalificação da Feira de São Joaquim”, disse o secretário.

Ao fazer um balanço de sua gestão, Leonelli enfatiza, ainda, a interiorização do turismo e a conquista de novos voos regionais para destinos como Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Paulo Afonso, Barreiras e Valença, bem como a expansão do segmento de Turismo Rural. “Saímos, por exemplo, de 12 para 93 empreendimentos rurais”, enfatiza. “Também criamos ou apoiamos a formação de produtos turísticos novos no interior como o Vapor do Vinho, em Juazeiro e Casa Nova, e a Rota do Chocolate, em Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Una. O São João da Bahia transformou-se em um novo produto turístico e foi fortalecido em mais de 100 municípios”, completou.

A estratégia adotada nos últimos sete anos foi denominada Terceiro Salto do Turismo da Bahia. “Tivemos um grande número de ações, como a criação do Espicha Verão, Salão Baiano de Turismo, GP Bahia de Stock Car, Enoturismo, Festival da Independência (Dois de Julho), o São João como Produto Turístico, além do Disque Bahia Turismo e dos aplicativos Guia Bahia Turismo, São João da Bahia e Reclame Turismo." (Fonte: Setur. Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

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