quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Começa a venda de ingressos para a Enxaguada du Bonfim

Cacique Brown comanda badalada festa no Museu du Ritmo (Tiago Lima/div)

Os ingressos para a Enxaguada du Bonfim começaram a ser vendidos nesta quinta-feira, 26. A festa acontece no dia da tradicional Lavagem do Bonfim, 16 de janeiro, às 14h, e celebra o samba. O anfitrião Carlinhos Brown este ano recebe os cantores Mariene de Castro, Belo e Nelson Rufino como convidados. Os ingressos custam R$40 e estão disponíveis na TicketMix.

É uma das tradições da Festa do Bonfim, no dia da lavagem da igreja acontecerem eventos ao longo do percurso de 12 km entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada. Normalmente com a venda de ingressos ou de camisas/abadás, as festas são destinadas às pessoas que querem curtir a parte profana do evento.Como geralmente acontecem na parte da tarde, são também frequentadas pelos que voltam do Bonfim, depois de cumprir suas obrigações religiosas.

A Festa da lavagem do Bonfim reúne milhares de pessoas em uma caminhada pela Cidade Baixa de Salvador, acompanhando as baianas que vão "lavar" com água de cheiro e ervas o adro da igreja. A festa teve origem na tradição das famílias de limparem as igrejas antes das comemorações religiosas. No caso do Bonfim, os aguadeiros, levando a água em recipientes colocado nos lombos dos burros, faziam o trajeto entre as fontes e a igreja.

Baianas, vassouras, jarras de água, flores e o povo repetem simbolicamente a tradição. A festa católica do Bonfim acontece no domingo seguinte ao dia da lavagem, mas durante a semana há novena e missas.

Serviço
O quê: Enxaguada du Bonfim com Carlinhos Brown convida Mariene de Castro, Belo e Nelson Rufino
Quando: 16 de janeiro, 14h
Onde: : Museu du Ritmo (Av. Jequitaia, nº 1, Comércio)
Quanto: R$ 40 na Ticketmix (Tel. 4003-1212)

Nenhum comentário: