quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Arte do presépio natalino apresentada no Corredor da Vitória

As peças são históricas e representam a visão barroca do nascimento de Cristo

O Museu de Arte da Bahia está com as portas abertas para comemorar o Natal apresentando a tradicional exposição de presépios. A mostra reúne várias representações do nascimento do Menino Jesus, interpretadas por artistas e artesãos populares, da Bahia, Pernambuco, Pará, Brasília e Goiás, além de peças de Portugal (Minho-Barcelos, Vila do Conde e Alentejo/Estremoz).

As figuras que compõem os presépios de tradição popular são confeccionadas, preferencialmente, em cerâmica e madeira, assim como os presépios clássicos executados na Bahia, no século XIX (exposto num oratório) e a representação da Sagrada Família (em cerâmica pintada) executado por um ceramista português, na segunda metade do século XVIII.


Merece destaque o belo conjunto de figuras barrocas - Sagrada Família, os Reis Magos e os Pastores - esculpidas em barro, pelo artista baiano Osmundo Teixeira, que surpreende pelo movimento e elegância das formas. As peças são provenientes do Núcleo de Artes do antigo Desenbanco – hoje Desenbahia - encontrando-se em comodato, no MAB.

O presépio é o mais antigo símbolo do Natal. Seu criador foi São Francisco de Assis, que em 1223, no povoado de Graccio, nas montanhas da Itália, montou o primeiro presépio com figuras vivas para ensinar aos camponeses como se deu o nascimento de Jesus, em Belém.

Museu de Arte da Bahia ocupa palácio que já foi a casa dos governadores

Mais antigo museu do estado, o MAB foi criado em 1918. Seu acervo é constituído por duas grandes coleções: artes plásticas (pintura e escultura) e artes decorativas. Destacam-se peças notáveis do mobiliário baiano, o conjunto de porcelanas orientais e europeias, onde se inclui a coleção de louça histórica brasileira, além de cristais, ourivesarias e outras alfaias, do século XVIII a meados do século XX.

Serviço
O quê: Exposição “Presépios Natalinos”
Onde: Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória)
Quando: até 12 de janeiro (terça a sexta, das 13h às 19h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h)
Visite também: Exposição “Balangandans, uma poética da esperança”, da artista plástica Nadia Taquary

Nenhum comentário: