terça-feira, 8 de outubro de 2013

Soteropolitano gosta de viajar de carro, revela FGV


(Foto: Silvianasci/Salvador em um dia)


Embora tenham sido os moradores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os que revelaram maior intenção de viajar de carro (e acompanhados) pelo país, os entrevistados em Salvador, na Bahia, também tiveram uma boa posição no estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo que identificou as preferências do brasileiro por este meio de transporte para fazer turismo. Entre sete capitais pesquisadas, a pesquisa da FGV constatou que 33,2% dos baianos que vivem em Salvador  gostam de viajar pelas estradas.


(Foto: Ivan Erick/Agecom)
A Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem também revela que o mês de setembro registrou o maior índice de intenção de viagem do ano, com 32,1% de respostas positivas (média das sete cidades). Porto Alegre, no entanto, registrou um índice superior: 35,4% dos entrevistados declararam intenção de viagem nos próximos meses.

A lista das cidades e suas posições, no que se refere à preferência por viagens de automóvel: Porto Alegre (41,2%); Salvador (33,2%); São Paulo (31,5%); Brasília (22,7%); Rio de Janeiro (20,6%); Belo Horizonte (18,9%); Recife (5,4%). A lista das cidades e suas posições, no que se refere a viagens com acompanhante: Porto Alegre (98,7%); Rio de Janeiro (94,1%); Brasília (93,8%); Belo Horizonte (89,4%); Salvador (85,3%) e Recife (67,8%).

A maioria dos brasileiros (73,6%) afirmou que deseja visitar destinos fora da sua região de residência. O Nordeste aparece em quase metade das intenções de viagem (48,8%), seguida pelo Sudeste (18,5%) e Sul (17,9%). A intenção de viajar para o exterior apresentou um dos mais baixos percentuais do ano, 23,4%, próximo ao verificado em janeiro, de 23,3%.

A pesquisa é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dois mil entrevistados em seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A sondagem faz também a segmentação do público por renda familiar, faixa etária, grau de instrução, local de residência e gênero. (Fonte: Mtur)

Nenhum comentário: