terça-feira, 7 de maio de 2013

Casa do Peso será ampliada e colônia Z-1 transferida

Blog Salvador em um dia
Casa do Peso na festa do Rio Vermelho (Foto:silvianasci/salvadoremumdia)

A Casa de Iemanjá, principal local da festa do Rio Vermelho, em 2 de fevereiro, será ampliada para que possa receber visitação turística durante o ano inteiro. O pequeno templo que abriga a imagem do orixá protetor dos pescadores ocupará parte da área onde está a sede da Colônia de Pesca Z-1, que deve ser transferida para a Praia da Mariquita, onde ficará mais próxima ao Mercado do Peixe, antiga reivindicação dos trabalhadores.


A informação foi prestada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, durante audiência pública promovida na noite de segunda-feira, 6, pelo vereador Claudio Tinoco, membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Salvador. Bellintani informou que as mudanças fazem parte de um projeto que está em estudos pela Prefeitura. Serão investidos no bairro cerca de R$ 2,2 milhões, através da captação de recursos da iniciativa privada, disse.

A revitalização prevê ações na praça de esportes do bairro - que passa a se chamar Mestre Didi - e na Paróquia de Sant’Ana. "Está sendo estudada a proposta de levar o Projeto Ruas de Lazer ao Rio Vermelho, aos domingos, quando algumas ruas seriam fechadas, e, em alguns dias, no período da noite, estimulando a presença das famílias”, explicou o secretário.

Blog Salvador em um dia
História da Casa do peso da Colônia de Pesca Z-1
De acordo com o vereador Tinoco esta será a primeira de muitas reuniões que serão realizadas para discutir o potencial turístico e cultural do bairro boêmio da capital baiana. A audiência pública aconteceu na Associação Cultural Hispano-galega Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho e reuniu cerca de 60 pessoas, entre empresários, comerciantes e representantes do trade turístico, além dos líderes das 13 entidades que compõem a Central das Entidades do Rio Vermelho, outras associações e conselhos da região. (Fonte: CMS)

Nenhum comentário: