terça-feira, 2 de abril de 2013

Salvador ganha exposição virtual sobre 464 anos de fundação

Terreiro de Jesus (reprodução)


Viajar na história dos destinos é uma boa forma de curtir e agrega valor cultural ao passeio. Particularmente, toda vez que vou a cidades, bairros e até praias de importância histórica busco na memória o que já estudei, li, aprendi ou ouvi sobre o lugar, imagino as ações que ali foram realizadas, e comparo as imagens atuais com o que guardo na memória.

Para quem gosta de passear assim e é fã da capital baiana, a partir desta quarta-feira, 27, poderãá conferir momentos importantes dos 464 anos de Salvador na exposição organizada pela Biblioteca Virtual 2 de Julho. De acordo com a Fundação Pedro Calmon, responsável pela página da web, a mostra virtual apresenta o resultado da campanha Declare seu amor por Salvador e reúne colaborações de internautas com temas como cultura, economia, literatura, festas populares e o contraste da cidade antiga com a atual. 

O material disponibilizado em nove galerias também foi coletado em diversas instituições como o Museu Tempostal, a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca Pública do Estado da Bahia.  A exposição está disponível no portal www.bv2dejulho.ba.gov.br/.

A organização dos trabalhos contaram com o apoio de pesquisadores e historiadores, como Carlos Alberto Costa, Doutor em Arqueologia e professor da UFRB; Maria José Rapassi Mascarenhas, Doutora em Historia Econômica e Edilece Couto, Doutora em Historia, ambas professoras da UFBA; Jorge de Souza Araújo, Doutor em Letras Vernáculas e professor da UEFS; Jaime Sodré, Professor universitário e doutorando em História Social e Carlos Francisco Junior, doutorando em História da Escravidão da University of Hull, Reino Unido.

Serviço
O quê: Exposição Virtual Salvador 464 anos

Nenhum comentário: