terça-feira, 23 de abril de 2013

Museus: uma agradável visita ao Palacete das Artes

As pessoas atravessam o oceano e vão visitar museus como o Prado (Madri) e Louvre (Paris), chegam a enfrentar filas para entrar lá e, no entanto, em sua própria terra passam com pressa e nem olham para a fachada dos museus que nela existem. Nada contra: todo passeio é válido, cada um faz o que quer e um banho de cultura e arte fora do país nunca é demais. Mas, voltemos à Salvador...

silvianasci blog salvador em um dia


O Palacete das Artes é um lugar agradável para visitar, especialmente em uma tarde de fim-de-semana, após a praia ou em um dia nublado. Além da beleza do prédio de 1912, localizado no bairro nobre da Graça, perto da bela avenida Corredor da Vitória, há sempre uma boa exposição, um café para sentar e bater papo em segurança e bancos no belo jardim em companhia das esculturas do mestre Auguste Rodin (1840-1917), que pertencem ao museu.

A exposição fica em cartaz até 30 de junho, inclusive nos fins-de-semana

A exposição principal da Casa, até 30 de junho, é dedicada ao escultor Mário Cravo Jr. A mostra, inaugurada em janeiro, homenageia os 90 anos daquele que é, ao lado de nomes como Carlos Bastos e Genaro de Carvalho, entre outros, um dos grandes expoentes da Modernidade baiana dos anos 40 e 50. 

Entremos...


silvianasci blog salvador em um dia
Os salões com a arte de Mário Cravo. Dica: até os tetos são decorados

silvianasci blog salvador em um dia
A arte de Mário Cravo se integra perfeitamente às formas do palacete
Geralmente, em todos os espaços da Casa há uma exposição, uma mostra de arte. Subamos ao sótão, que lá tem surpresas.

silvianasci blog salvador em um dia
A beleza das escadarias e o elevador, conforto somente para famílias abastadas

silvianasci blog salvador em um dia
Neste dia vimos a exposição "Uma Foto para Vinícius de Moraes"...

silvianasci blog salvador em um dia
...homenagem ao centenário do poeta. Na foto, como Ricardo Melo definiu o poema O Haver
silvianasci blog salvador em um dia
Antes de sair, na capela, a história do Palacete Catharino em fotos

silvianasci blog salvador em um dia
No belo jardim, um passeio para toda a família

No final da visita, há uma sala com exibição de um documentário sobre Mário Cravo Júnior, onde ele próprio explica a sua arte. Talvez seja até melhor ver o documentário antes de começar a visita, para entender melhor cada peça.


Serviço
O quê: Mario Cravo Esculturas
Quando: de 25 de janeiro de 2013 até 30 de junho
Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284. Telefone: 71 3117-6987)


Obras urbanas de Mário Cravo Júnior:
Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador (Praça Cairu), 1972
Cruz Caída (Belvedere da Sé), 1999
Memorial a Clériston Andrade (Av. Anita Garibaldi), 1983
Sereia de Itapuã ou Iemanjá (Itapuã), 1958
Orixás ("Oxalá", "Iemanjá", "Exú" e seis relevos de orixás na base de "Oxalá" (Jardim da Agência Central dos Correios - Pituba), 1984
Cruzeiro (Ed. Casa do Comércio - Av. Tancredo Neves)
108 esculturas ao ar livre (Parque das Esculturas do Espaço Mario Cravo) - Solar do Unhão
7 esculturas ao ar livre (Parque Metropolitano de Pituaçu)
Tentação de Santo Antônio (SEPLANTEC - CAB)
Memorial ao Reitor Edgard Santos (Reitoria da UFBA) - Canela
Cabeça de Rui Barbosa (Fórum Ruy Barbosa) - Campo da Pólvora
Crarvore, Antônio Conselheiro, Alado antropófago (Parque das Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia - Solar do Unhão)

Sobre o Palacete das Artes...
Villa Catharino ou Palacete das Artes, foi um projeto do arquiteto Rossi Baptista e decoração de Oreste Sercelli. Foi concluído em 1912. Situado no bairro da Graça, representa o forte poder econômico de algumas famílias baianas. O tombamento foi proposto pelo antropólogo Thales de Azevedo em 9 de junho de 1986 e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, tornando-se o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Após o tombamento, o Palacete abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, até ser destinado a sediar o Palacete das Artes Rodin Bahia, em 2003, escolhido para tal devido ao fato de guardar uma relativa semelhança com o Hotel Biron, local onde está instalado o Museu Rodin Paris (edificação do século XVII). O anexo (Sala de Artes Contemporâneas) foi projetado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci. Em 2006, recebeu o primeiro lugar da Bienal de Arquitetura da Venezuela e o segundo lugar na Bienal de Arquitetura Argentina. Ao jardim foram incorporadas as quatro peças do escultor Auguste Rodin, adquiridas junto ao Museu Rodin Paris. (Fonte: De Villa Catharino a Museu Rodin Bahia 1912 – 2006: Um Palacete Baiano e sua História. Org. Katia Fraga Jordan. 2006)

Nenhum comentário: