segunda-feira, 4 de março de 2013

Feirantes de São Joaquim comemoram Dia da Mulher


As feirantes de São Joaquim participam, a partir desta segunda-feira, 4, de uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Até a próxima sexta-feira (8), haverá palestras, oficinas de beleza, orientações médica e nutricional, culminando com um café da manhã festivo no Galpão Água de Meninos.


Organizada pelo Grupo de Mobilização Social do Projeto de Requalificação da Feira de São Joaquim, a programação começa na segunda-feira, 4 com o atendimento médico social e nutricional do Programa Salvador Cidadania, da Fundação José Silveira. A unidade móvel vai permanecer em Água de Meninos até o dia 6, das 8 às 11h e das 14 às 17h.

No dia 5 de março, o tema será Direito da Mulher e Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, também com orientações e distribuição de material informativo. Já a quarta-feira, 6, será dedicada aos cuidados com o visual feminino. Nesse dia, o Instituto Embelleze promoverá, a partir das 9h, oficinas de corte e escovação de cabelos e, a partir das 14h, oficinas de maquiagem.

Violência Contra a Mulher Idosa, com palestras de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é o tema de trabalho do dia 7 de março. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a programação será festiva, quando as feirantes se reúnem para o café da manhã oferecido pela Secretaria do Turismo do Estado, que atua na requalificação da maior feira da Bahia e também oferece curso de qualificação para os feirantes. Todos os eventos acontecem no Galpão Água Meninos, construído para a instalação dos feirantes durante as obras na Feira de São Joaquim.

Continuidade - De acordo com a coordenadora do Grupo de Mobilização Social do Projeto de Requalificação da Feira de São Joaquim, Maristela Gomes, dos cerca de 3.300 beneficiários diretos do equipamento, entre feirantes e funcionários, cerca de 50% são mulheres. No entanto, o trabalho social identificou que, nesse universo, não há um grande contingente de mulheres nas áreas mais qualificadas ou mais rentáveis, como gerência ou propriedade de boxes, estas sempre com um homem à frente.

Segundo a coordenadora, programas de capacitação e outras iniciativas vêm sendo pensadas e viabilizadas no sentido de dar maior visibilidade e melhores condições de trabalho ao contingente feminino da feira. Dentro desse pensamento, a programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada há dois anos, foi ampliada, com mais informações sobre direitos e cuidados com a saúde, assim como incentivo às feirantes para  participarem de grupos de trabalho que vão sistematizar e dar continuidade às orientações e informações que são do interesse das mulheres.

História - O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975, através de um decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), que oficializou a data. No entanto, é lembrado como tal desde 1910, após uma conferência na Dinamarca, quando ficou decidido que o 8 de março homenagearia as 130 tecelãs norte-americanas que morreram carbonizadas em uma fábrica de Nova York, após um protesto por melhores condições de trabalho.

Naquele 8 de março de 1857, as tecelãs nova-iorquinas reivindicavam redução na carga diária de trabalho de 16 para dez horas, equiparação de salários com os homens (elas recebiam até um terço do salário de um homem, pelo mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno no ambiente de trabalho. A greve foi reprimida com violência, e as 130 trabalhadoras, acuadas dentro da fábrica, morreram carbonizadas. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: