sábado, 5 de janeiro de 2013

Mais uma procissão vai enfeitar a Baía de Todos-os-Santos

Quando estava no aeroporto de Salvador em um dos primeiros passeios para fazer matéria para o blog, conheci um casal de turistas que queria chegar a Madre de Deus, porque iria conhecer uma pequena ilha da Baía de Todos-os-Santos, cujo acesso era feito por lá. Tinham ouvido falar bem do destino. Este lugar é a ilha de Bom Jesus dos Passos, uma antiga vila de pescadores, pertencente ao município de Salvador, embora a maioria da população desconheça o fato. Pois a pequena ilha oferecerá à capital baiana mais uma de suas tradicionais festas na manhã deste sábado, 5: a Procissão do Acompanhamento.

O evento faz parte das comemorações ao Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora dos Navegantes, que está acontecendo desde o dia 1º de janeiro. Salvador foi integrada ao evento porque parte das comemorações chegam até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. De acordo com a tradição, a imagem da padroeira é trasladada de barco até o continente de madrugada e após a missa, por volta do meio-dia, é levada de volta à igreja de origem.

Pelo menos 300 barcos devem participar do cortejo marítimo que, antes de seguir de volta a Bom Jesus dos Passos, passará pela  Ponta do Humaitá, São Tomé de Paripe e Monte Serrat, Ilha de Maré, Paramana, Loreto e Madre de Deus, em cerca de cinco horas de percurso. Os barcos são enfeitados, há música e muita comemoração. Em Bom Jesus, a festa prossegue com procissão terrestre e comemorações religiosas e populares até o dia 8 de janeiro.

Um ótimo local para visualizar a procissão, em Salvador, é o mirante da Praça Municipal (Tomé de Souza), no Centro Histórico, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos-os-Santos. Leia mais no site Verão Bahia do portal de turismo oficial do estado.

Nenhum comentário: