terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Blocos afro vão desfilar em comboio no domingo de carnaval

A resposta do músico Carlinhos Brown e da Liga dos Blocos Afro veio rápida: não haverá Afródromo, o circuito exclusivo para blocos de temas africanos, mas as entidades vão realizar um grande desfile conjunto durante o Carnaval de Salvador. A informação foi dada na tarde desta terça-feira, 15, por Brown e representantes da Liga em entrevista coletiva realizada no Museu du Ritmo, da qual participaram autoridades do Estado e do município.

Brown batizou o novo projeto de "Comboio Afro Afródromo" ou "blocão". O desfile será às 11h do domingo de carnaval, 10 de fevereiro. Os organizadores esperam a participação de pelo menos oito mil foliões. Para participar, os foliões devem comprar a fantasia junto a um dos blocos da Liga. A animação será garantida por Carlinhos Brown, alas de canto dos blocos afro e afoxés, além de um trio elétrico. Cerca de 200 percussionistas vão dar ritmo do desfile.


A implantação do Afródromo foi adiada pela prefeitura por diversos motivos que vão da segurança aos operacionais. No entanto, autoridades municipais não descartaram discutir o projeto para o Carnaval de 2014. O circuito proposto ficaria no bairro do Comércio, região do Porto de Salvador, que está ganhando obras para a construção de um novo terminal de passageiros para os turistas de navios cruzeiros.

A Secretaria de Turismo do Estado já havia anunciado na noite de segunda-feira, 14, a negociação com as emissoras de TV SBT e Band para garantir a transmissão do Carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande), passarela oficial e tradicional do Carnaval de Salvador. O objetivo, de acordo com a Setur, é garantir a visibilidade aos blocos mais tradicionais que desfilam neste circuito, incluindo os blocos afro e os de samba. Na quinta-feira do Rei Momo, 7 de fevereiro, haverá um grande desfile das agremiações integrantes por sambistas e apaixonados pelo gênero musical tradicional brasileiro.

O Carnaval de Salvador está espalhado por três circuitos oficiais. O Osmar, em homenagem ao músico Osmar Macedo, criador do trio elétrico ao lado de Antônio Adolfo do Nascimento, o Dodô. Este circuito vai do Campo Grande à Praça Castro Alves, tendo como leito do desfile a Avenida 7 de Setembro. No Campo Grande há o camarote oficial e uma arquibancada gratuita para o público ver o espetáculo.

O Circuito Dodô, em homenagem ao outro criador do trio, vai do Farol da Barra ao bairro de Ondina, pela Avenida Oceânica. Fica à beira-mar e  onde são montados os camarotes. O terceiro circuito é o Batatinha, em homenagem ao sambista baiano Oscar da Penha, localizado no Pelourinho (Centro Histórico). Leia mais no G1Bahia e nest post.

Nenhum comentário: