sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conheça a praça onde está a escultura de Jorge e Zélia

Comemorando o centenário de nascimento de Jorge Amado, a Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) encomendou ao artista plástico Tati Moreno uma escultura que representasse o escritor Jorge Amado e sua amada, a escritora Zélia Gattai, para enfeitar uma das praças do bairro. O local escolhido foi a Praça de Santana, onde permanece a antiga matriz de Santana, que seria demolida para dar lugar à continuação da avenida mas que foi mantida no local após campanha da qual o escritor foi um dos idealizadores. A estátua, em bronze, representa Jorge, Zélia e o cãozinho de estimação Fadul.
A praça tem uma presença especial na vida dos escritores. Quando, nos anos 1960, Jorge Amado e Zélia Gattai decidiram mudar-se com a família do Rio de Janeiro, onde viviam, para Salvador, o amigo e compadre, o artista plástico Carybé, morava no Rio Vermelho, mais precisamente no segundo andar do casarão histórico da família Taboada, que pode ser visto ao fundo da foto, em obras de restauração. Os passeios à casa do amigo e a beleza da pracinha encantaram  o casal de escritores durante as andanças em busca do bairro ideal para viverem na capital baiana. Esta praça hoje é um dos locais de encontro da vida noturna da cidade, com bares e restaurantes, casas de espetáculo e um dos melhores acarajés de Salvador, o da baiana Dinha, que nela tinha o seu tabuleiro. A história sobre a escolha do bairro está no livro "A Casa do Rio Vermelho" (Cia das Letras), de Zélia Gattai, que recomendo para quem quer conhecer um pouco mais da vida do famoso criador de "Gabriela Cravo & Canela" (1958) e de "Dona Flor".
No processo de criação da escultura, o escultor Tati Moreno, amigo do casal e autor das famosas esculturas dos orixás do Dique do Tororó, outra atração imperdível de Salvador, contou com a assessoria dos filhos de Jorge e Zélia, principalmente a escritora Paloma Jorge Amado, que ajudou na escolha da imagem que seria esculpida. Quem for ver a escultura, como eu, nesta sexta-feira, 21, e conheceu os escritores pessoalmente, vai ficar impressionado/a com a semelhança dos rostos esculpidos por Moreno. A imagem também representa uma das fotos do casal, de mãos dadas, como sempre, ao lado do famoso Fadul.
Não há como conter a vontade de sentar ao lado deles para a foto! Vale também uma estorinha sobre Fadul, relatada por Paloma Amado no site facebook. Jorge Amado havia perdido um dos animais de estimação, se não me engano, um gato e não queria mais animais de estimação, para não se apegar. Então, Paloma, apareceu na Casa do Rio Vermelho com o filhotinho de pug que havia ganhado de presente que deixaria lá porque precisava fazer uma viagem ou algo parecido. Claro que o filhotinho passou a seguir o escritor e a Zélia por toda parte, ele foi se apegando aos dois e, de Paloma, passou a ser o animal de estimação de Jorge Amado que, por sinal, segundo consta da narração, foi quem escolheu o nome. Fadul chegou a participar de uma novela da TV Globo e também foi alvo de uma campanha em busca de uma companheira da mesma raça, na época ainda rara no Brasil, iniciada por uma das netas de Jorge.
Para finalizar, a vista que se tem ao lados da escultura. Ela foi inaugurada nesta quarta-feira, 19, em solenidades que contou com a presença de autoridades, da família, amigos e fãs de Jorge Amado e Zélia Gattai. Para quem vem visitar a cidade, a Praça de Santana tem mais um atrativo que valha uma parada para uma parada durante a passagem pelo Rio Vermelho.
Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: