quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto leva dança de salão ao espaço da Barroquinha


Prédio histórico que já foi templo católico terá bailes com samba de gafieira

Gosto demais de dançar. E você, caro turista? Pois se gosta, e se vai visitar Salvador a partir deste mês de outubro, olha que boa notícia! Inspirada em antigos bailes de salão do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural da Barroquinha (instalado em um antigo templo católico que, por sua vez, foi construído no terreno onde existiu o primeiro terreiro de candomblé de Salvador) vai se transformar em ambiente para a dança de salão, todos os sábados e alguns feriados, até janeiro de 2013.


O Projeto Viva Gafieira, da Viva Agência de Ideias, começa neste sábado, 6, e acontecerá sempre a partir das 18h30. O objetivo, de acordo com a produtora, é proporcionar um ambiente aconchegante para dançar a dois, encontrar amigos e desfrutar da releitura de clássicos do samba brasileiro, além de standards da música de salão. Não sabe dançar? Não tem problema: está previsto que durante todo o projeto, dançarinos profissionais vão estar no salão, apresentando-se junto ao público.

O primeiro será o pesquisador e especialista em dança de salão, Warney Júnior, que mostrará os passos básicos do samba de gafieira. "Isso ajuda a quebrar o gelo entre as pessoas e dá mais segurança para quem não tem muita intimidade com o ritmo", acredita.  A cada sábado, um artista (cantor, músico, ator ou dançarino) será convidado para fazer participação especial durante o show, informa.

As canções serão interpretadas pela banda Samba à Baiana, criada para o projeto, e o repertório contará com músicas de Batatinha, Ederaldo Gentil, Geraldo Pereira, Riachão, Gordurinha, Assis Valente, Dorival Caymmi e Antonio Carlos e Jocafi. Mas não só. "Entram compositores como Ary Barroso com músicas como ‘No Tabuleiro da Baiana' e aqueles de outras escolas musicais como os jazzistas Dizzy Gillespie e John Coltrane", explica Paulo Mutti (Jam no MAM, Grupo Garagem), diretor musical da banda. Nos arranjos, "mescla de jazz com samba ou música latina com pop".

O grupo é formado por Gil Ferreira, compositor e líder do grupo Samba Clube, e Mylane Mutti, professora de canto popular da UFBa, nos vocais, e mais Fábio Gonçalves (baixo), Sergio Müller (cavaquinho), Diego Rosa (trombone), Matheus Aleluia Rodrigues (trompete), Jarbes Pinheiro (piano), Dito Gomes (bateria), Rafael Santana (percussão) e Paulo Mutti (guitarra).

Tudo isso vai acontecer em um ambiente que remeterá "ao clima de salão, sem tentar sofisticá-lo, mas respeitando sua essência e  interagindo com a arquitetura do local", garante a diretora artística do projeto, Paula Hazin. (com informações da PMS)

Serviço
Viva Gafieira
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha (Centro Histórico de Salvador)
Quando: 06, 13, 20 e 27/10; 03, 17 e 24/11; 08 e 15/12/2012 e 12, 19 e 26/01/2013
Horário:18h30 às 22h
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Nenhum comentário: