sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lisboa cria um novo espaço para contar sua história


Notícias de Portugal. Não adianta negar: Salvador e Lisboa estão intimamente ligadas por diversos laços, da cultura à arquitetura. Da margem de lá do Oceano Atlântico (oceano tem margem?) a capital portuguesa manda notícias para os brasileiros: com o objetivo de revitalizar uma das áreas turísticas da cidade, foi montado, no Terreiro do Paço, a Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, onde "os visitantes terão a oportunidade de vivenciar os principais fatos e eventos que fizeram parte da história da capital portuguesa desde a sua fundação. Os diferentes aspectos que compõem a cidade são apresentados de forma cronológica e interativa, por meio de maquetes, exposições ou, até mesmo, por consultas realizadas no acervo digital da atração".

E olha que há muito para contar! Há referências históricas de ocupação daquele território que datam do século 12 antes da Era Cristã. A reconquista da cidade pelo fundador de Portugal, D. Afonso Henriques, deu-se em 1147. E uma curiosidade turística que liga Lisboa a Salvador: é que está na capital baiana um dos dois únicos registros de imagens da capital portuguesa antes do grande terremoto que devastou a capital portuguesa em 1° de novembro de 1755. O painel de azulejos com paisagens de Lisboa faz parte do acervo da Igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco da Bahia, localizada no Centro Histórico de Salvador.

O ambiente do Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade ocupa uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados, reatratando as áreas Lisboa Mitos e Realidades, a Cidade Global, o 1º Novembro 1755 (Dia de Todos os Santos), A Visão de Pombal e O Terreiro do Paço. A iniciativa, é uma realização da Associação Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal, dentro do  projeto de revitalização do Terreiro do Paço, onde o turista encontra também bares, restaurantes e lojas comerciais, e visa tornar o lugar num dos mais visitados do país. Mais informações no site oficial Visit Lisboa.

A propósito, sempre que escrevo notícias de Portugal, não posso deixar de sugerir um perfil do Flickr em que o usuário Portuguese Eyes (o professor Vítor Oliveira) mapeou, com fotos, todos os 308 concelhos (municípios) portugueses e, também, de Lisboa. São imagens belíssimas que podem lhe ajudar na escolha dos roteiros por aquele país. Visite o Flickr e divirta-se.

Nenhum comentário: