quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Itaigara e a outra face da quatrocentona Salvador


O bairro do Itaigara, de classe média, bonitas casas e edifícios, já foi uma extensão da Pituba mas ganhou vida própria em torno do então segundo maior shopping center da cidade.

Bairro de classe média e suas belas residências
A avenida Antonio Carlos Magalhães é a principal via comercial da região e na confluência entre ela e Rua Anísio Teixeira ergue-se o shopping Itaigara.

Via paralela à avenida principal leva até as outras atrações da localidade

Hoje não é mais o segundo maior, mas oferece uma boa variedade de lojas para quem hospeda-se nas proximidades.


Até o dia 10, acontece no local uma bela e colorida feira de artesanato árabe, com roupas, bijuterias, peças de decoração, almofadas, mantas, entre outros.

Do outro lado da R. Anísio Teixeira, o circuito de três shopping ligados por passarela
Na mesma avenida há dois grandes hotéis - o Fiesta Bahia e Fiesta Convention. Seguindo adiante, está o Parque da Cidade Joventino Silva, cujo nome homenageia o antigo proprietário da Fazenda Pituba, de cujas terras surgiram os dois bairros.


No parque, além do lazer infantil e uma extensa área arborizada e gramada, fica o Teatro de Arena Dorival Caymmi. Todos os domingos acontecem shows de música brasileira.

O nome do bairro confunde-se com o do centro comercial principal da região
Além do Itaigara, outros centros comerciais funcionam na avenida e adjacências, como o Max e o Pituba Parque Center, o Tropical (os três unidos por uma passarela coberta), o Paseo e o Boulevard 161. 

Como não poderia faltar em Salvador, a banca de frutas e outras iguarias 
Fora dos shoppings, um comércio informal de frutas, legumes e verduras, como a banca dos irmãos Jônatas e Flávio, dá cor e vida ao bairro. Tudo arrumadinho em bancas, permite encontrar frutas raras por aqui, como a lichia, por exemplo. Não chega a ser um bairro turístico, mas a meio caminho entre o aeroporto de Salvador e o Centro Histórico, mostra uma outra face da quatrocentona Cidade da Bahia.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: