sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dia mundial de limpeza do litoral celebrado na Rede HI Brasil

HI Albergue do Porto (Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Os alberguistas que estiverem hospedados nos hostels da rede Hostelling International Brasil na Bahia  durante este mês serão incentivados a participar das ações ambientais da Organização Sócio Ambientalista  Jogue limpo,  que  realiza caminhadas de limpeza de praias em sete municípios do litoral baiano. As atividades da XIV edição do projeto Jogue Limpo com Nossas Praias começam neste sábado, 15, em Conde (Praia do Sítio), na Ilha de Boipeba (Praia de Bainema) e em Caravelas (Praia do Grauçá).

A participação dos alberguistas é resultado de uma parceria da HI Brasil e a Organização Jogue Limpo já que entre as premissas do movimento alberguista no mundo está a preocupação com o  meio ambiente, e seus associados são estimulados a promoverem ações que tratem do cuidado com as normas ambientais, informou a instituição que possui grande número de hostels (albergues) próximo a praias, rios, lagoas e patrimônios naturais do país.

No fim de semana seguinte, 22 e 23 de setembro, a ação vai acontecer em Salvador, na praia de Itapuã, no sábado, e em Camaçari, na praia de Arembepe, no domingo. No último final de semana do mês, encerrando a programação, a ações ambientais da Jogue Limpo se concentram em Imbassaí, no sábado, 29,  no domingo, 30, na Praia do Forte e  em Barra Grande. Já o HI Caminhos da Chapada, situado na Chapada Diamantina, se uniu ao Grupo Ambientalista de Palmeiras para limpeza do Rio Preto, junto com os hóspedes, escolas e simpatizantes da causa.

HI Laranjeiras Hostel (Centro Histórico de Salvador)

De acordo com a HI Brasil, esta foi a forma que a rede encontrou de participar de outra ação, o Clean Day,  de âmbito mundial, programada para os dias 15 e 16 de setembro. Com o tema "Nosso lugar...Nosso planeta...Nossa responsabilidade" a campanha Clean Up the World reunirá, em todo o mundo, aproximadamente 35 milhões de voluntários em 130 países.

O programa, um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo, é coordenado pelo Centro para a Conservação da Vida Marinha (The Ocean Conservancy), com sede em Washington, nos Estados Unidos, e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Clean Day acontece sempre no terceiro final de semana de setembro. (Fonte: HI Brasil)

Serviço

Hostels na Bahia:
HI Caminhos da Chapada  (Palmeiras)
HI Geographic Boipeba  (Ilha de Boipeba)
HI Praia do Forte (Praia do Forte)

Hostels em Salvador:

Nenhum comentário: