terça-feira, 21 de agosto de 2012

Velejadores participam na Bahia da regata Aratu-Maragojipe


Nesta sexta-feira, 24, tem regata em Salvador. É a 43ª Regata Aratu-Maragojipe, um dos mais tradicionais eventos náuticos da América Latina. O evento é o mais importante do Brasil na categoria percurso e deve reunir 400 veleiros e mais de 1.800 velejadores. A cerimônia de abertura será às 19h30, na sede do Aratu Iate Clube, mas as largadas só acontecem no sábado, 25, a partir das 10h, na Baía de Aratu, com competidores em mais de 20 classes diferentes. A festa de premiação ocorre no dia 25, às 21h na praça do Caijá, em Maragojipe, cidade localizada a cerca de 130 km de Salvador.

O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 km. O tempo para conclusão da rota varia entre 2h30 (embarcações mais velozes) e 7h (as mais lentas). Maragojipe fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, e conta com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.


Os irmão Torben e Lars Grael participarão da prova, que também contará com 70 embarcações e 300 velejadores da Argentina, Uruguai e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para os turistas que vão ver as provas, as atrações são o Carnaval de Maragojipe, o IV Festival Gastronômico do Paraguaçu e shows de grupos musicais e folclóricos.

A Regata Aratu - Maragojipe foi criada em 1969 com o nome de Regata de São Bartolomeu, em homenagem ao santo padroeiro de Maragojipe. As embarcações que competiam eram os tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os veleiros de oceanos passaram a ser os protagonistas, ainda que os saveiros de vela de içar, hoje em vias de desaparecer, deem graça e beleza às competições.

O governo da Bahia tem incentivado o turismo náutico, informa a Bahiatursa. Além da desoneração fiscal, nos próximos anos serão investidos  R$170 milhões, através da Secretaria de Turismo com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, na infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos. De acordo com a Setur, serão implantados píeres, atracadouros e marinas. (Fonte: Bahitursa. Fotos: João Ramos/Bahiatursa)

Nenhum comentário: