quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novo circuito será passarela para criatividade dos blocos afro

Desde sempre os blocos afro e afoxés, assim como foram os blocos de índios no passado, são empurrados para espaços alternativos do carnaval de Salvador. O que é uma pena, porque se ainda há um resquíscio de criatividade e originalidade na grande festa uniformizada por abadás, ela está nas agremiações populares que reúnem os afrodescendentes, assim como nos blocos de rua, de sopro e percussão ou no humor político e popular da Mudança do Garcia, outro renegado dos espaços públicos ocupados pelas cordas.

O desfile do Ilê Aiyê, o mais belos dos belos do bairro da Liberdade, por exemplo, com suas cores e lindas coreografias, é um espetáculo imperdível das madrugadas dos dias da festa. Assim como ele, há outros que precisam de uma passarela especial.

Pois agora surge, das próprias agremiações, a proposta de um espaço alternativo e por vontade de seus representantes, capitaneados, entre outros, pelo músico Carlinhos Brown. Discute-se com a Prefeitura de Salvador o projeto de um circuito cultural que vai do o Mercado Modelo até a Ribeira.

A proposta inclui a criação de uma passarela para o desfile dos blocos afro durante o Carnaval, com 2,5 km de extensão, no bairro do Comércio. Aos poucos, a região vai ganhando vitalidade de novo no turismo da cidade, não só pela presença de seus ícones - Elevador Lacerda, Mercado Modelo, a vista da Baía de Todos os Santos, com as marinas e o Forte de São Marcelo no meio do mar - como pela revitalização do Porto, que estará com sua nova estação de passageiros de cruzeiros marítimos já no próximo ano.

O novo circuito abrirá espaço para o Carnaval, sufocado entre a Barra e o centro da cidade, "respirar" novos ares. Também para os foliões, para as agremiações e para a criatividade. Outros bairros serão inseridos na festa. Aguardemos novas boas notícias neste sentido. E que as emissoras de TV, jornais e rádios - grandes responsáveis pela divulgação e por chamar a atenção para a festa - também apoiem a ideia. O blog apoia a iniciativa!

Nenhum comentário: