terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lançado na Bahia o programa de voluntariado das copas

Governador Wagner fala sobre o Programa de Voluntariado (ManuDias/Secom)

A Fifa vai selecionar seis mil voluntários para a Copa das Confederações em 2013 e 18 mil para a Copa do Mundo 2014 e do total, 2,5 mil voluntários serão da Bahia. Com a presença dos ex-jogadores e integrantes do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL) Ronaldo e Bebeto, o governador do estado Jaques Wagner apresentou, em entrevista coletiva no Gran Hotel Stella Maris, o Programa de Voluntariado da FIFA. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente via internet, no site da FIFA.

Vale observar algumas informações que estão no site. Uma delas diz que "o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA, da Copa das Confederações da FIFA e dos eventos associados é único e de responsabilidade do Comitê Organizador Local. Há, no entanto, o programa de voluntários desenvolvido pelo Governo Federal e pelas sedes, que irá selecionar candidatos para atendimento a turistas, FIFA Fan Fests e outras áreas ligadas às cidades."


O trabalho durará 20 dias de disponibilidade, não será remunerado e o voluntário não receberá ajuda para deslocamento de sua cidade até as cidades-sede das competições. No entanto, serão fornecidos os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando como voluntário. Serão 10 horas de trabalho por dia.

(Foto: Manu Dias/Secom)


Algumas áreas são as de competições, serviço médico, protocolo, hospitalidade, tecnologia da informação, transporte, imprensa, entre outras atividades e é exigida a idade mínima de 18 anos. Há funções que exigirão conhecimentos específicos e será exigido o conhecimento de, pelo menos, um outro idioma, além do português. Outro fator exigido é a facilidade para o relacionamento interpessoal. Além do lançamento nacional do programa de voluntariado, a Bahia também será a sede do sorteio dos jogos da Copa do Mundo, marcado para o final de 2013, no Complexo Costa do Sauípe, Litoral Norte. Outras informações aqui.

Nenhum comentário: