sábado, 4 de agosto de 2012

Ilhéus comemora centenário de Amado com festival

Prédio histórico do Bataclã, uma das atrações turísticas de Ilhéus 

Moraes Moreira, Caetano Veloso, Margareth Menezes e a família Caymmi, além da Orquestra Afro Sinfônica são alguns dos artistas que farão apresentações em homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos no dia 10 de agosto. Neste sábado, 4, o sul da Bahia abre as comemorações com o festival Amar Amado. Ilhéus, um dos principais destinos turísticos da Bahia, a cerca de 450 km de Salvador, será a sede do festival até 12 de agosto. Com o apoio da Bahiatursa, o evento conta com uma programação de ciclos literários, shows, palestras, peças teatrais, filmes, cursos e saraus.


As atividades serão realizadas no Quarteirão Jorge Amado, Praça Pedro Matos, na Praça da Catedral e no centro de Convenções, nas ruas e avenidas da cidade, todos inteiramente gratuitas. O Quarteirão é o local onde o turista pode ver e visitar prédios históricos e edificações relacionadas no famoso livro Gabriela Cravo & Canela, e outros relacionados à história da cidade, uma das principais da região cacaueira da Bahia.  A abertura oficial do festival acontece às 17h (hoje), com a presença da ministra da cultura Ana de Hollanda e autoridades políticas.
Catedral de São Sebastião (Fotos: João Ramos/Bahiatursa)

Um sarau na Praça Pedro Matos e uma visitação à exposição "Orixás", de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura, darão inicio a programação a partir das 16h. O público também poderá conferir a exposição "Amadas Paisagens - Um encontro entre artistas" e o painel fotográfico "O Amado e Eu", na galeria do Teatro Municipal, onde a Orquestra Afro Sinfônica abre a programação musical às 19h.

Quem ainda estiver com tempo para a viagem, pode anotar na agenda os shows musicais que farão parte das homenagens. Moraes Moreira é o primeiro a se apresentar no da Praça da Catedral. Nos próximos dias também passam pelo palco principal do evento os artistas Margareth Menezes (9), Caetano Veloso (10) e a família Caymmi (11). O público também poderá ver os filmes "Quincas Berro d’Água", "Capitães da Areia", "Jardim das Folhas Sagradas", "Barravento", "Esses Moços", "Filhos de João” e “O Admirável Mundo Novo Baiano". Completa a programação o roteiro gastronômico da cidade: restaurantes, bares, e cafés servirão pratos baseados nas receitas culinárias existentes na obra literária de Jorge Amado.

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.
Veja aqui a programação completa do festival Amar Amado. (Fonte: Bahiatursa e Prefeitura de Ilhéus)

Nenhum comentário: