segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Encontro de cultura afro trará princesa Yorubá a Salvador

Cerca de 120 afro-americanos, jamaicanos e nigerianos chegam a capital baiana para participar da primeira Conferência Cultural & Diáspora Global Axé, que acontecerá entre os dias 7 (esta terça-feira) e 11 de agosto, em diferentes pontos da cidade. A conferência está dividida em 12 sessões temáticas onde serão fornecidas 33 oficinas (workshops), 23 painéis e 11 sessões dedicadas a jovens participantes. A abertura e o encerramento do evento acontecem no Espaço Cultural da Barroquinha (Centro Histórico de Salvador), já as demais atividades acontecem na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (bairro do Canela) e na Faculdade Dom Pedro II (bairro do Comércio).


O ponto alto do evento acontecerá no dia 10 de agosto, às 10h45, na Senzala do Barro Preto (Ilê Aiyê), localizada no bairro da Liberdade, com a palestra da Princesa chefe Iya Adedoyin Talabi Faniyi, de Osogbo, (Nigéria), sobre a cultura do Yorubá e as similaridades da tradição nos três continentes. Em seguida, às 15h30, a Princesa Doyin participa juntamente com Baba Omigbade Escayg, Makota Valdina Pinto e Mãe Índia (Terreiro de Bogum) do Painel sobre Reverência Ancestral e as antigas tecnologias, moderado pelo Professor Danny Dawon.

De acordo com Billy Arquimimo, gerente do Mercado Americano da Bahiatursa, a cidade de Salvador foi escolhida por unanimidade pelos membros Afetayo Cultural Arts Academy para sediar a Conferência. "A escolha foi em virtude da cidade receber um grande contingente de africanos durante a colonização do Brasil, manter essa herança junto com outros municípios da Baía de Todos os Santos e celebrar o mês da ancestralidade em agosto, revela Arquimimo.

Após a realização da conferência, os participantes farão diversos tours pela cidade de Salvador. Nos dias 14 e 15, os turistas afro-americanos participarão da festa de Nossa Senhora da Boa Morte, no município de Cachoeira . A Princesa Iya Adedoyin Talabi Faniyi (Nee Olayiwola-Olosun), sacerdotisa da Religião Tradicional Yorubá em Osun, Obatalá, Ifá, Egbe, Obaluaye, Ogboni, Aje, Baayanni, nasceu numa família real tradicional em Iyadudu Composto Real de Osogbo, no estado de Osun. Certificada em Literatura Oral de Yorubá do Departamento de Línguas Africanas e Literatura pela Universidade Obafemi Awolowo Ile-Ife, recebeu seu Bacharelado de Artes (Yorubá) da Universidade de Ilorin em 2001 e Mestrado de Artes em Estudos Africanos da Universidade de Ibadan em 2005. (Fonte: Bahiatursa)

Nenhum comentário: