terça-feira, 28 de agosto de 2012

Candidatos defendem espaço de eventos e obras na orla

Hotel Matiz, próximo à orla de Salvador, reflete o crescimento da rede hoteleira

Cidade boa para o turismo é cidade boa para o morador. Esse foi o foco das exposições dos dois últimos encontros entre os hoteleiros de Salvador e os candidatos a prefeito do PT, Nelson Pelegrino, e PMDB, Mário Kertész, ocorridos neste início de semana no Hotel Matiz Convenções, no bairro do Stiep, próximo à orla e ao novo centro financeiro da capital baiana. Alguns pontos propostos pelos candidatos para atrair turistas para a capital coincidem, como a criação de um espaço multimodal (ou multiuso) para a realização de grandes eventos, a necessidade de um calendário turístico, principalmente para os períodos da baixa estação, e cuidados com a orla marítima e centro histórico, além de parceiras com a iniciativa privada e mudanças na empresa municipal de turismo Saltur. Os eventos foram promovidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA).
Candidatos Pelegrino e Olívia no encontro com hoteleiros

Na tarde desta terça-feira, 28, Nelson Pelegrino (PT) enfatizou que, se eleito, a cidade passará por uma requalificação já nos primeiros meses de governo, como preparação para a Copa da Confederações 2013, que acontecerá em junho do próximo ano, da qual Salvador é uma das sedes. Segundo ele, o trabalho incluirá recuperação do piso asfáltico de ruas e avenidas, recuperação de monumentos turísticos, melhoria da coleta de lixo e iluminação da cidade e monumentos.

O candidato também pretende valorizar a vocação da capital para os setores de serviços, entetenimento e cultura, além de saúde e educação, atualizar leis municipais já existentes e criar um código ambiental para Salvador. Para a Saltur a proposta é transformá-la em uma agência de desenvolvimento do turismo, mais  dinâmica, inclusive com a participação representantes do segmento.

Candidatos Kertész e Nestor com Garrido da ABIH (Foto: ABIH)

Na segunda-feira, 27, foi a vez de Mário Kertész, do PMDB, falar aos empresários de hotéis, também no Matiz Convenções. A parceria com a iniciativa privada é indispensável para seus planos em relação ao turismo. Segundo ele, o morador não usufrui dos atrativos turísticos da cidade por conta de problemas como falta de segurança no Centro Histórico, ausência de infra-estrutura nas praias e inexistência de transporte público à noite.

Dentre as medidas a serem tomadas, caso eleito, Kertész citou a implantação de transporte público noturno, beneficiando a diversão da população e o deslocamento dos trabalhadores dos restaurantes, bares e da indústria do entretenimento; construção de uma arena multiuso no Parque de Exposições de Salvador e a criação de um calendário de eventos, incluindo festivais dedicados à música, gastronomia e ao cinema.

O presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido, recebeu os candidatos, juntamente com os empresários de hotelaria como Ernani Pettinati (Aldeia do Mar), Glicerio Lemos (Monte Pascoal), Marcos Zarpa (Porto Zarpa Hotel), Marcos Ponde (Piza Plaza), Raul Queiroz (Jaguaribe Praia), Renata Prosérpio (Mar Brasil Hotel), e representantes do trade, a exemplo de Cícero Sena, da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET). Sena sugeriu a criação de um espaço para eventos no local hoje ocupado pelo estacionamento do Centro de Convenções. O presidente executivo da Abrasel-BA, Luis Henrique do Amaral, representou o seu segmento.

Salvador tem, ainda, outros quatro candidatos a prefeito: ACM Neto (DEM), o primeiro a participar do encontro promovido pela ABIH-BA, Márcio Marinho (PRB), Rogério Da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (PSOL).

Nenhum comentário: