quinta-feira, 12 de julho de 2012

Salvador homenageia a matriarca Catharina Paraguassú


Altar da Igreja da Graça onde estão os restos mortais da Índia Paraguassú


O V Centenário do Nascimento de Catharina Paraguassú (1512-2012) será comemorado com sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador na próxima segunda-feira, 16, às 19h. A Casa Legislativa da capital baiana fica na praça Thomé de Souza (Municipal), no Centro Histórico. O evento terá muitas homenagens à personagem considerada "a matriarca do Brasil". Inicialmente será lembrado o Dia Municipal de Catharina Paraguassú (26 de janeiro), seguido do lançamento do Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas, apresentação do Roteiro Turístico Caramuru-Apóstolo Santiago-Catharina Paraguassú e o lançamento dos livros: "Catharina Paraguassú, Matriarca do Brasil" e "Cinco de Outubro, Dia de Caramuru", de Ubaldo Marques Porto Filho.


Pintura reproduz sonho de Paraguassú
A instituição da data de 26 de janeiro como o Dia Municipal de Catharina Paraguassú, proposta pelo vereador e presidente da Câmara Pedro Godinho, foi sancionada por meio da Lei 8.272 de 9 de maio de 2012. A índia tupinambá Paraguassú nasceu em 1512, na Ilha de Itaparica ou na região do Rio Paraguassú e foi a primeira grande personalidade feminina da história brasileira. Batizada na França, em Saint-Malo, no dia 30 de julho de 1528, onde recebeu o nome de Katherine du Brezil, formou com Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, o primeiro casal cristão do Brasil e as primeiras famílias brasileiras. Considerada como a Matriarca da Bahia e do Brasil, Catharina Paraguassú foi a personagem do primeiro milagre ocorrido na América Portuguesa, decorrente dos sonhos que teve com a Mãe de Jesus. As aparições resultaram na localização da imagem da Virgem Santíssima carregando o Menino Jesus, que se encontrava na embarcação espanhola Madre de Dios, naufragada no litoral baiano, nas proximidades da Ilha de Boipeba.

O projeto didático Caramuru & Catharina nas Escolas será apresentado pelo presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, Nelson Taboada. O projeto tem por objetivo auxiliar educadores e alunos ao disponibilizar dados biográficos do conteúdo histórico da vida de Caramuru e Catharina Paraguassú, considerados fundadores da brasilidade. Os dados históricos serão apresentados nos livros "Catharina Paraguassú, Matriarca do Brasil" e "Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, Patriarca do Brasil", além de cartilhas histórias em quadrinhos sobre os personagens históricos. As quatro obras foram elaboradas pelo pesquisador e escritor Ubaldo Marques Porto Filho, especialista na historiografia sobre Catharina e Caramuru. Marques participa da sessão especial de segunda-feira, na Câmara. (Fonte: CMS. Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Nenhum comentário: