sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conheça os roteiros baianos do chocolate


Ilhéus, entrada (via aérea) da Costa do Cacau (Fotos: João Ramos/Bahiatursa)

O Salão do Chocolate, que será aberto ao público nesta sexta, 6, a partir das 14h, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, terá um espaço para divulgar as belezas da Costa do Cacau. De acordo com a Bahiatursa, responsavél pela divulgação, a proposta do estande é fomentar o turismo da região.

"O governo do Estado investiu R$ 48 milhões na nova estrada Itacaré/Camamu (BA-001), com o objetivo de encurtar a distância entre Salvador e os municípios da Costa do Cacau, além de proporcionar crescimento do turismo e o escoamento da produção. Ilhéus também é um dos principais portões de entrada para a Bahia, com aeroporto próprio", justificou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

A recomendação de passeio na Costa do Cacau é, no mínimo, seis dias, percorrendo a chamada Rota do Chocolate, que pode ser casada com visitas a terras indígenas e passeios de "chalana" pelos rios da região, recomenda a Bahiatursa. Os roteiros Caminhos do Cacau I e II, lançados em 2011, proporcionam contato com a história da região responsável pela produção de 70% do cacau brasileiro. As visitas às fazendas mostram do processo da coleta do fruto até o preparo da semente que vai virar o chocolate.

Secagem de sementes do cacau na barcaça de uma das fazendas do roteiro
Belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas, coqueirais, remanescentes de Mata Atlântica e manguezais compõem as opções dos roteiros. A opulência remanescente dos anos áureos do chamado "ouro negro" é representado pela arquitetura que preserva o casario colonial dos séculos XVIII e XIX, ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos.

Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes, das praias intocadas para a prática de surfe e pontos de pesca – em especial do robalo, em Canavieiras – a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos. Cachoeiras radicais (como a do Cleandro, em Itacaré), rios e corredeiras são um convite à prática de esportes de adrenalina e aventura, como rafting, rapel e canoagem. (Fonte e fotos: Bahiatursa)

Nenhum comentário: