segunda-feira, 23 de julho de 2012

Brinquedos antigos expostos em shopping até o final de julho


A exposição de brinquedos da Estrêla faz o adulto relembrar a infância

Mais uma do shopping. Quem tem mais de 40 (e quem tem menos, também) vai amar a exposição de brinquedos antigos da "Manufatura de Brinquedos Estrêla" - Baú de Brinquedos - que acontece até o final do mês de julho no Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves), em Salvador. É uma boa oportunidade para relembrar aquele brinquedo que tanto fez a sua alegria. De minha parte, aqui ao meu lado, na estante me olhando, ainda está a boneca "Blá Blá", de 1966, que mostra a língua quando aperta-se a barriguinha, uma autêntica "estrêla", e aqui em casa ainda há pelo menos duas "Susies", a "Barbie" da nossa época. Raridades como estas estão expostas em caixas de vidro, lá no Baú de Brinquedos do shopping, onde você pode conferir, relembrar e apresentar aos seus filhos ou netos. Cada exemplar tem o nome e o ano em que foi lançado pela "Estrêla".


O Baú de Brinquedos tem desde os bonecos de madeira até novidades dos anos 80

Entre as raridades, há brinquedos de madeira, um boneco de 1958, que me pareceu ser o mais antigo em exposição, e algumas das bonecas que foram as mais cobiçadas em sua época, como a "Guigui", uma novidade por ter sido a primeira boneca mecânica, que sorria e movia a cabeça quando se acionava os seus braços, a "Tip", a pilha, que andava em seu triciclo, o "Manequinho, sentado no piniquinho e que fazia xixi (o boneco deve ter sido inspirado na Fonte que ainda existe lá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro), e algumas "Susies", entre outras.


"Guigui", a 1ª boneca mecânica , que mexia o rosto e ria quando se abria e fechava seus braços

Um exemplar da boneca "Amiguinha", de 1961, também está entre as raridades da mostra de brinquedos. A "Amiguinha" teve o rosto inspirado no da atriz norte-americana Sandra Dee, que começou a carreira ainda criança. Até o vestido é original no exemplar apresentado.


"Manequinho" e as "Susies", as bonecas mais elegantes de sua época

A exposição está no segundo piso, defronte à livraria Cultura. No local, pais e crianças ainda podem pesquisar sobre seu brinquedo favorito na internet e a mostra disponibiliza uma página no site Facebook onde a pessoa concorre a brinquedos, criando uma frase sobre o seu favorito. Voltei alguns anos e relembrei meus velhos brinquedos ao visitar a exposição no sábado, 21. Acho que quem passa por lá tem a mesma sensação e saudade.

As "Susies" e o estande dos brinquedos pequenos, da madeira aos movidos a pilha

A Estrela é uma das mais tradicionais fábricas de brinquedos do Brasil. Foi fundada em 25 de junho de 1937, em São Paulo, pelo alemão Siegfried Adler, a partir de uma pequena fábrica de bonecos de pano e brinquedos de madeira (leia aqui). Nos anos 1960 do século XX tornou-se a principal fábrica de brinquedos do Brasil. Seus lançamentos eram verdadeiros sucessos! Quem, daquela época, não lembra do autorama, do Banco Imobiliário, dos robôs, inúmeras bonecas, brinquedos inspirados em filmes e tantos outros sonhos? Uma exposição imperdível, que estará em cartaz até 31 de julho.
Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: