quarta-feira, 11 de julho de 2012

Abertas as inscrições para evento sobre a obra Jorge Amado

Já estão abertas as inscrições para o curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira, evento do calendário comemorativo do centenário do escritor baiano, promovido pela Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB). O curso ocorrerá entre os dias 13 e 17 de agosto e será realizado sempre à tarde, nas sedes das duas instituições, No Pelourinho e no bairro de Nazaré.


De acordo com a FCJA, estão confirmados, como palestrantes, Ana Maria Machado, diretora da Academia Brasileira de Letras; Domício Proença Filho, também da ABL; Ana Rosa Ramos e Ivia Alves, da UFBA; Eduardo Assis Duarte (UFMG); Muniz Sodré (UFRJ); Yeda Castro (UNEB/ALB); Jorge Araújo (UEFS); Ubiratan Castro (ALB); Florisvaldo Mattos (ALB); Luis Henrique Dias Tavares; Claudius Portugal; Paloma Jorge Amado e João Jorge Amado. As mesas serão divididas nos temas Religiosidade e miscigenação; Participação política; Recepção critica; Identidade e utopia.

Este é o segundo ano em que a ALB e a FCJA organizam o Curso Jorge Amado. A primeira edição, que no final de agosto de 2011, fez parte da programação comemorativa aos 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado. O evento contou com palestrantes do Brasil, França, Itália e Alemanha, além da participação de Cecília Amado, neta de Jorge, que dirigiu o filme Capitães da Areia e trouxe para a sua apresentação um relato sobre a experiência de adaptar uma das obras mais lidas do escritor baiano para o cinema. Todos os depoimentos da primeira edição do Colóquio foram organizados em um livro, que será lançado dentro da programação deste ano. Informações, endereços e inscrições aqui. (Fonte: Fundação Casa de Jorge Amado)

Nenhum comentário: