quinta-feira, 31 de maio de 2012

Setur fará "São João da Bahia" com menor número de dias


A seca que afeta os municípios do semiárido baiano há alguns meses foi um dos motivos que levaram o governo do Estado a reduzir a estrutura e o número de dias dos festejos juninos organizados pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa. No entanto, as festas serão realizadas, de acordo com o comunicado feito pelos dois órgãos estaduais. O secretário de turismo, Domingos Leonelli, reuniu-se com artistas e empresários de grupos de forró, que apoiaram, segundo a Setur, as medidas anunciadas.

Este ano a festa de São João coincide com um final de semana. Ao contrário do que acontece em outras regiões, na Região Nordeste a ênfase dos festejos do mês de junho é voltada para o dia do santo católico São João Batista (24 de junho). As comemorações mais tradicionais no interior do estado têm fogueiras, festejos ao ar livre, quermesses, ruas decoradas com bandeirolas, competições juninas, barracas com bebidas, principalmente os licores, e comidas típicas, e a dança da quadrilha. Algumas cidades também realizam shows com grandes artistas.
Secretário do Turismo, artistas e empresários discutem formato da festa
Em Salvador, a festa principal acontece no Centro Histórico, mais precisamente no Largo do Pelourinho. Com a redução do número de dias de festa na Bahia, de acordo com a Setur e Bahiatursa, serão contratadas apenas 60 atrações (artistas baianos) para os quatro dias da festa do Pelourinho. Ano passado, foram seis dias de festa com 204 atrações, entre quadrilhas juninas, artistas e grupos musicais. Durante a reunião desta quarta-feira, 30, os artistas concordaram em manter os valores dos cachês de 2011.

"O São João da Bahia tornou-se, nos últimos cinco anos, um produto turístico, fazendo que apenas uma das principais operadoras que comercializam os destinos do Estado saísse de 12 mil pacotes vendidos em 2008, no início do projeto, para 35 mil no ano passado. Sendo assim, não cancelamos a operação para não interrompermos um trabalho iniciado há cinco anos, mas tivemos que reduzir as dimensões do evento", explicou o secretário Domingos Leonelli, do Turismo.

Os mesmos critérios serão adotados em Ilhéus e Porto Seguro, nas regiões Sul e Extremo Sul, municípios que integram o Projeto São João da Bahia e também para os municípios que receberão apoio financeiro da Bahiatursa. Presentes à reunião convocada pela Setur, os cantores Carlos Pitta, Zelito Miranda e Val Macambira disseram que é um gesto importante do governo, que, apesar de reduzir os dias de festa, manteve o evento, de importância estratégica para o comércio de Salvador e diversos municípios.

Também participaram os empresários ligados ao cantor Adelmário Coelho, às bandas Estakazero e Cangaia de Jegue, assim como os forrozeiros Jotta, Cicinho de Assis e Del Feliz. Gosta de São João, então programe-se. Informações aqui. (Fonte: Setur Bahia. Foto: Rita Barreto/Setur)

Nenhum comentário: