sábado, 19 de maio de 2012

Secretário defende espaço para aéreas estrangeiras

O secretário do Turismo Domingos Leonelli defendeu, durante a II Feira de Turismo da Abav-Bahia a possibilidade das empresas aéreas internacionais criarem rotas no Brasil sem empecilhos, como, segundo ele, já acontece com as aéreas nacionais. Para o secretário, a competitividade em igualdade de condições beneficiará o consumidor. O discurso do secretário, abordando o tema, foi feito durante a Conferência Nacional de Turismo na II Feira de Turismo Abav-Bahia. A feira acontece em paralelo ao I Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, na Praia de Armação, em Salvador. No primeiro dia do evento, com a presença do secretário de Turismo, o trade reuniu-se com a Comissão de Turismo e Desportos da Câmara Federal.
Trade reuniu-se com secretário de Turismo para discutir reivindicações do setor
Leonelli sugeriu às agências voltarem o foco para passagens e hotelaria. Ele aproveitou para pedir aos presentes juntarem-se ao empenho de abrir o espaço aéreo em igualdade para companhias nacionais e estrangeiras. "Devemos ter o espaço aéreo aberto, incentivando a concorrência entre empresas. Hoje as empresas nacionais criam as rotas que quiserem, sem nenhum empecilho. O que não é permitido às empresas de fora. Temos que nos reunir para lutar pelo céu livre em nome do respeito ao consumidor que é o principal objetivo e o desenvolvimento do turismo", afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem na Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão, concordou com o secretário de Turismo, mas não deixou de fazer também seu desabafo em nome dos agentes de viagem. "Somos, lamentavelmente, ignorados como categoria dentro do setor turístico". O reconhecimento do agente de viagens como categoria profissional foi um dos temas principais da Conferência Nacional de Turismo, que debateu os problemas e a busca  de soluções para o setor. O Projeto de Lei 9.120 que reconhece o agente de viagens já está no Congresso Nacional para aprovação, informou Galvão. Discutiu-se, ainda, a relação das agências com as companhias aéreas e outros fornecedores; e, principalmente, como fazer para atrair os turistas para o destino Bahia.

Pedro Galvão defendeu uma revisão ao Código de Defesa do Consumidor, na questão da responsabilidade solidária. Segundo ele, é preciso rever a norma que "responsabiliza as agências por problemas criados pelos seus fornecedores". No entanto, afirma o presidente da Abav, elas não se eximirão das responsabilidades pertinentes aos seus próprios serviços.

O presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara Federal, deputado José Rocha destacou a atuação do secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e do presidente da Abav, Pedro Galvão,  na buscar de resolver os problemas do setor. "Estamos vivendo um momento singular, com eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas, que irão proporcionar uma oportunidade para passarmos por uma transformação grande, porque esse setor tem muito que contribuir", afirmou Rocha.

No encerramento da Conferência Nacional do Turismo, o presidente do Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu, anunciou a indicação e posse de Pedro Galvão para compor e presidir a comissão de instalação da CNTur da Bahia. O evento também contou com a presença da senadora Lídice da Mata. (Fonte: Abav-BA. Foto: Abav-BA/divulgação)

Nenhum comentário: