segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santuário celebra um ano da beatificação de Irmã Dulce

A capela do Hospital Santo Antônio pode ser o ponto de partida da visita
Depois vá até o Memorial onde estão expostos objetos que pertenceram à freirinha
Local onde as relíquias de Irmã Dulce ficaram antes de serem levadas para o santuário
Neste local, antes ocupado por um galinheiro, Irmã Dulce abrigou os primeiros pobres
Encerre com uma oração no jazigo das relíquias da Bem Aventurada Dulce dos Pobres
Published with Blogger-droid v2.0.4

Em uma tarde de bastante chuva e frio em Salvador, após uma visita à Colina Sagrada, fui levada ao Santuário da Bem Aventurada Irmã Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Quando vier a Salvador para fazer um roteirinho de turismo religioso, ou mesmo em um passeio convencional e for pedir a bênção ao Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, inevitavelmente passará pela sede das obras (Obras Sociais Irmã Dulce - OSID) iniciadas pela freira baiana, cuja vida foi dedicada a ajudar pessoas menos favorecidas. Claro que paramos para uma visita e aproveitei para as fotos deste post.

Irmã Dulce nasceu em 1914, em Salvador, e foi batizada com o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos 13 anos começou a ajudar pessoas mais necessitadas. Torna-se freira em 1933, em Sergipe, quando adota o nome de sua mãe, Dulce. Já na Bahia, em 1949, em um terreno onde havia um galinheiro, começa a abrigar e a ajudar pessoas. O local, próximo ao memorial, hoje é um jardim. As obras Sociais foram fundadas em 1959 e o Hospital Santo Antônio, em 1983. Irmã Dulce morreu em Salvador, aos 77 anos, em 1982. Seu primeiro milagre foi reconhecido em 2010 e em 22 de maio de 2011 recebeu o título de Bem Aventurada, concedido pelo Vaticano. (Fonte: memorial Irmã Dulce)

Logo ao chegar recebemos a informação de que nesta terça-feira, 22, às 9 horas, o santuário estará aberto à uma grande celebração para comemorar um ano da beatificação de Irmã Dulce. A beatificação é o último passo que antecede a canonização. Um ano atrás, quando foi oficializada a beatificação, eu estava lá no Parque de Exposições, próximo ao aeroporto. Também foi um dia chuvoso, mas os católicos compareceram em massa para saudar Irmã Dulce. A missa desta terça-feira, 21, será celebrada pelo Bispo de Irecê, D. Tomazo Castianelli.

A visitação ao Memorial de Irmã Dulce, que fica na área do Hospital Santo Antônio e próximo ao Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde estão as relíquias da freira, pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10 às 17h. O espaço conta toda a história da religiosa e recebe cerca de 35 mil pessoas por ano. Existe um projeto de criação de um roteiro religioso que vai se chamar Os 11 passos de Irmã Dulce, com a proposta de receber peregrinos de todo o mundo.

Farão parte do roteiro: o Mercado Modelo, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Estação (de trens) da Calçada, Rua Ilha dos Ratos, Arcos da Ladeira do Bonfim, Largo da Madragoa (Mercado do Peixe e Colégio Santa Bernardete), Igreja e Convento Nossa Senhora da Penha, (bairro de) Alagados, Monte Serrat, Ponta de Humaitá e a sede das obras Sociais Irmã Dulce (onde estão o hospital, a capela de Santo Antônio, o Memorial e o santuário).

Durante a visita de hoje lembrei da primeira vez em que vi Irmã Dulce. Ainda era estagiária, fui cumprir uma pauta a qual não lembro qual foi. Mas lembro de que esperei bastante e a vi chegar em uma kombi, a mesma em que fazia suas peregrinações em busca das doações que mantinham a obra. Ela era pequenininha mas, ao mesmo tempo, imensa. Desde então não faltaram oportunidades em cobrir eventos, fazer várias matérias, vê-la parando o trânsito para atravessar de um lado a outro da pista que separa duas unidades da obra. Falava baixinho, tinha uma vozinha um pouco rouca mas um olhar cheio de bondade. Vale a pena visitar e ajudar a obra de Irmã Dulce. Recomendo. Bom passeio!


Nenhum comentário: